Translate!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DESAFIO # 4 - CERVEJA LAGER 1795

                                                1795 - Original Czech Lager e a AMORnização.
Olás!
Gente, eu fico numa ansiedade só, a semana toda, esperando pelo desafio de quarta! :)
Na terça à noite, o André me apresentou à cerveja desse DESAFIO nº4, uma especialidade que já faziam alguns meses que não apreciávamos: a 1795 - ORIGINAL CZECH LAGER. Ela até mudou o rótulo desde a última vez que tomamos!
Responsabilidade demais para uma harmonização com essa cerveja de receita do mesmo ano do nome. Produzida na República Tcheca, em Ceské Budejovice, o toque especial fica por conta da água: retirada de um poço artesiano a 274 metros! (Informações do rótulo da garrafa!).
A 1795 é uma cerveja do tipo LAGER, clara (puro malte) e de baixa fermetação. Teor alcoólico 4,7%. Vinda em uma garrafa de 500ml, combina com quase todo tipo de comida, mas mais perfeitamente com refeições leves, incluindo frutos do mar e peixes.
PEIXES???
Pessoas: eu não gosto de peixe. Eu odeio frutos do mar. Mas adoro sushi e sashimi (vai entender! rsrsrsrs!). E agora? O André também não é fã de peixe. Mas, desafio é desafio, né? Eu nunca tinha limpado, preparado ou tão pouco cozinhado um peixe na minha vida...Vamos lá...

                             Nós e a Amornização nº 4


A receita escolhida foi de um PEIXE EMPANADO COM CERVEJA. [ Sim, a cerveja vai na massinha]. Você pode ver a receita clicando aqui. Para acompanhar, BATATAS cozidas e fritas na manteiga e TOMATE picadinho, temperado com pimenta do reino, sal, manjericão, molho de alho e azeite. Fácil assim, e uma delícia!
AMORnização # 4:


Não sei como andam de geografia, mas o território da República Tcheca não possui saída pro mar. Logo, a pesca não é seu forte... e assim, peixe não seria uma harmonização muito inteligente (penso eu). Mas como a cerveja combina, não é? Sendo assim, resolvi fazer uma sobremesa bem típica: KOLACHES! São um dos muitos doces típicos do país. (clique para saber a receita). O cheiro deles assando no forno encheu a casa de nostalgia: o mesmo cheiro dos biscoitinhos de nata que a minha mãe fazia na nossa infância :')...


                                    A Cozinheira se achando,
                          o prato e a Sobremesa (KOLACHES).
Até que eu gostei do peixe, viu? Me sentindo a poucos metros do litoral enquanto saboreava! rsrsrs. O docinho também ficou uma delícia! E como sempre, nos divertimos muito!
É isso então!
Abraços e até a semana que vem!
Renata

25/10 - Com a Palavra, ANDRÉ:

          Peixe?????????????? Meu Deus. Juro que foi esse meu primeiro pensamento ontem, quando a Renata chegou em casa com os ingredientes para o prato do desafio nº 4. A única vez que tinha visto a Renata comer peixe na vida foi em Paraty no ano de 2008 - fora as comidas japonesas é claro – e de repente chega ela com peixe para fazer a noite.....como assim?
         O susto foi tão grande que até mesmo esqueci de falar oi com todo mundo.
          Olá sejam bem vindos a mais um desafio do nosso AMORnizando. Bom passado o susto, Paola foi dormir e a curiosidade tomava conta, mas uma coisa boa cheirava pela casa: o cheirinho da sobremesa, aquela lembrança dos biscoitinhos de nata ou daqueles biscoitinhos cobertos de açúcar cristal e goiabada.....hummmmmm.
           Mas vamos ao prato principal. Estava eu esperando na sala arrumando alguns vídeos da Paola quando a Renata me chama e diz esta pronto, chego eu na cozinha e vejo um “fish and chips”, depois do cheirinho de praia na cozinha, veio uma outra lembrança, essa não tão distante, daquela porção de peixinho frito na praia, a famosa isca de peixe! Surpresas e sustos deixados de lado, essa última noite pareceu uma noite na praia: cerveja gelada, um peixe empanado com batatinha na manteiga e uma salada de tomates... ficou tudo de bom. Essa cerveja a 1795 uma LAGER (que se pronuncia LAGUER) não pede sobremesa, mas a lembrança olfativa e saborosa do passado valeram muito a pena.
          Para não parecer que só fico aqui elogiando minha amada, tenho que dizer que o peixe poderia estar um pouco mais temperado, fato que é amenizado pelo fato de ser a primeira vez que ela fez peixe na vida. Só por essa coragem e também pela qualidade do prato ela merece uma nota 9,5.
          Um grande abraço a todos e ansioso pela semana que vem,
            André.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DESAFIO # 3 - CERVEJA STOUT PORTER ST. GALLEN

                         Cerveja Stout Porter da St. Gallen,
                                a harmonização e a sobremesa...
Ois!!
Bom, antes que alguém grite aí "A mesma cerveja?!", deixa eu chamar a atenção: É DIFERENTE DA CERVEJA DO DESAFIO PASSADO!!!!! rsrsrsrsrs. Mas é engarrafada e produzida pela mesma cervejaria, a Sainkt Gallen, de Teresópolis RJ. Desfeito o susto, vamos lá!?
Na terça-feira desta semana, André me apresenta à candidata da vez à AMORnização: uma Stout Porter! Claro que não resisti a perguntar: "Estamos sendo patrocinados por esta cervejaria?! Porque se sim, eu não fiquei sabendo!". Depois da crise de risos ele me explicou que, como estamos entrando na estação mais quente do ano, talvez só teríamos "clima" pra esta harmonização no ano que vem! E nisso tenho que concordar. Aproveitamos esse "restinho de frente fria" que ainda está passando por nossa cidade e que deixou a temperatura mais amena.
          A mesa e a pessoa "decoradas" à Inglesa...
Esta cerveja é uma Stout Porter, de origem inglesa e receita do século XVIII. É escura, encorpada, com notas tostadas de café e chocolate. O termo Porter remete à cerveja bebida nos portos de Londres. Apesar dos seus 8% teor alcoólico, é suave. Alguns a chamam de sweet Stout. Isso aí, quase doce!
Para tal cerveja, a combinação escolhida foi um GOULASH. É uma receita húngara de guisado de carne de vaca temperado com páprica picante. A carne usada foi alcatra e acrescidos legumes (cenoura, batatas e vagem). Um PÃO PRETO pra arrematar o caldo :)!
De sobremesa, para comer acompanhando a cerveja, escolhi fazer um BOLO DE CANECA! Isso mesmo! Uma receita feita no MICROONDAS, com banana caramelada, canela e nozes. Gente, eu garanto que essa foi umas das combinações mais DELICIOSAS que já comi na minha vida! A cerveja com esse bolo combinou MUITO!!! Não sei o que o André vai dizer, mas eu quero essa harmonização pro resto da vida! Hahahahahahaha!
Bom, ficou assim:
          AMORnização # 3: CERVEJA STOUT PORTER ST. GALLEN
  • PRATO: Goulash.
  • SOBREMESA: Bolo de caneca de Banana Caramelada e Nozes.
                   Nós, a Sweet Stout e a AMORnização!
Antes de terminar, segredos a serem revelados: 1) Usei a panela de pressão pra fazer o guisado. A receita tradicional é feita em panela típica e o cozimento leva em média 40 minutos! Normalmente eu tenho pouco tempo pra preparar estas harmonizações... Ao menos eu usei a panela sozinha dessa vez, né, André? Sim, eu tenho MEDO de panelas de pressão! Podem rir. 2) Quando fui fazer os bolinhos de caneca, acabei usando uma xícara pequena pra suportar a quantidade da massa. Resultado: TRANSBORDOU!!!! Por isso a xícara está meio "suja" na apresentação. Mas ficou tão gostoso... eu juro!
É isso!
Abraços e até semana que vem!!!!!

17/10 - Com a palavra, ANDRÉ:

Olá amigos, mais uma AMORnização. Uma deliciosa STOUT PORTER, uma cerveja típica da Inglaterra, mais encorpada, mesmo assim bem suave. Dessa vez a Renata escolheu um prato húngaro, que ela fez na panela de pressão – ta ficando corajosa, mulher.
O prato bem picante, um bom guisado, pode aparentar, mas não é um pato pesado para a noite, o sabor adocicado da cerveja fez um excelente contraste com o sabor do guisado, virei fã de páprica. Como ela mesma já disse, ele não foi feito da maneira tradicional, mas isso também é pedir demais, tenho que falar: ficou uma delicia! (Estou até pensando em deixar a cozinha nas suas mãos, meu mozão! O que você acha, amor? rsrsrs.)
Ontem à tarde, Renata chegou com as compras para preparar a harmonização, olhei e vi uma caixinha de cacau em pó. Logo pensei: chocolate para a sobremesa de novo.....assim não vale... Me estrepei! Me enganou, hum?! O bolinho de caneca feito com banana, canela e nozes ficou uma delicia, nem parecia que tinha cacau. E como a Renata, também vou confessar: nunca pensei que uma cerveja fosse ficar gostosa com doce, mas ficou uma combinação deliciosa.
Finalizando, mais uma vez ficou uma delicia. Pensar em toda a diversão de antes do jantar, agora na segunda-feira já fico pensando em como vai ser na quarta-feira, bem ansioso.
Sugiro que a Renata coloque as receitas aqui. Assim todos poderão tentar as receitas em casa também.
Um grande abraço, André.    


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DESAFIO #2 - CERVEJA IRISH RED ALE ST. GALLEN

     St. Gallen Irish Red Ale, a harmonização e nós!



Oi!!!
Vamos ao relato do Desafio nº2!?
Foi outra noite muito agradável! E que revelou surpresas! Principalmente, - imagino eu - pra quem me conhece bem e está vendo as fotos do jantar: quem aí sabe que eu não gosto de carne!??? rsrsrsrs...
André "brincou" na avaliação passada, dizendo que me saí bem, que teria que me superar no próximo,... mas eu tenho que concordar: PEGOU PESADO, HEIN?????
Qual não foi minha surpresa quando na terça-feira, ele me diz que a cerveja escolhida era essa: IRISH RED ALE, da St. Gallen, produzida pela Cervejaria Therezópolis. Já intimida pela garrafa... Trata-se de uma cerveja estilo irlandesa, tipo ale (alta fermetação), vermelha, com uma espuma bastante cremosa. Deve ser servida em taças no estilo "vinho/ espumante" (se é que existe isso! Nota minha para me fazer entender!). Seu teor alcóolico é de 9,2%! (Lembrando que, por exemplo, a cerveja redonda que você pede no bar, tem em torno de 4%). Sendo assim, associei a um prato mais "marcante", ou seja, CARNE!
Gente! Carne eu só sei fazer bife ou strogonoff!!! (os que eu  como vez ou outra). De resto, sou uma negação (ou era, né? vai depender do que o André achou depois desse desafio! rsrsrs!!)
Optei por fazer uma CARNE COZIDA - LAGARTO RECHEADO COM LINGUIÇA - um prato que cresci vendo a minha mãe fazer, mas nunca provei e nunca tinha tentado fazer. Até esta noite!. Depois de cozida na panela de pressão, fiz uma redução com MOSTARDA ESCURA, que gerou um molho bem gostoso!
Para acompanhar, CENOURAS COZIDAS junto com a carne e ARROZ BRANCO.


CERVEJA: St. Gallen Irish Red Ale
AMORNIZAÇÃO: Lagarto recheado, acompanhado de cenouras e arroz branco.


                                           "Looks da Noite"


Se eu comi? Vou ser sincera: experimentei bem a carne. Não sei direito se ficou bom pois eu estava ficando resfriada nesta noite (agora enquanto escrevo, já estou gripando mesmo!) e acabou afetando meu paladar. Uma pena.
Ah, pra fechar a noite:

SOBREMESA: "Floresta Negra da Casa" = numa taça, preparei uma camada de creme de chocolate, uma camada de creme de baunilha e uma camada com calda de cereja marrasquino.

                        Sobremesa! Hummmmmm.....
Bom, foi esse o Desafio #2!
E aí, André?!
Até a semana que vem para os que nos acompanham!
Renata,
;)

COM A PALAVRA, André:

E aí pessoal?! Desafio nº 2 do AMORnizando. Tenho que admitir uma coisa: entrei de sola rsrsrsrsrsrs. Brincadeira gente, na verdade me empolguei um pouco quando vi aquela cerveja, uma IRISH RED ALE, principalmente pela garrafa, estilo champanhe, mas também porque já tinha algum tempo que não bebíamos uma cerveja encorpada como essa.
Antes de falar do jantar uma notinha sobre a cerveja, apesar de ser uma cerveja encorpada e com teor alcoolico bem maior do que os tradicionais 4%, é uma cerveja com sabor suave nas suas "notas torradas", indico para quem gosta de experimentar coisas novas.
Agora vamos ao nosso desafio semanal... A noite passada foi uma noite divertida, e com uma grande surpresa: CARNE COZIDA (?). Como ela mesma já disse logo acima, ela não come carne. Pelo menos não esse tipo de carne, mas foi divertido vê-la preparando o prato. Não posso perder o foco, tenho que avaliar a harmonização e a comida. Carne foi a melhor escolha para uma cerveja  encorpada, merece uma comida com o mesmo estilo. O molho de mostarda deixou a carne mais saborosa. Tenho que admitir, quando estava vendo o prato sendo feito não acreditei que a carne ficaria tão temperada, mas me enganei: ficou temperada na medida certa. O arroz branco combinou muito bem com o molho e a cenoura deu uma "quebrada" no sabor. A combinação com a cerveja foi extremamente acertada.
A sobremesa ficou uma delicia, tanto que comi a minha e o restante da sobremesa da Renata. rsrsrsrs. Como combinamos, a avaliação tem que ser séria, apesar de ter ficado uma delicia acho que poderia ter feito alguma coisa que não fosse a base de chocolate, um pequeno deslize em um jantar delicioso.
Para aqueles que nos acompanham uma grande abraço e ansioso pela semana que vem.
André.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DESAFIO #1 - CERVEJA DE TRIGO BACKER -


                                                                                  www.lojabecker.com.br


Oi!
Foi muito divertida a noite de ontem!
Confesso que fiquei ansiosa o dia todo! Vamos aos relatos....
André disse que eu poderia escolher a cerveja, já que seria o primeiro desafio. Foi uma ótima maneira de me deixar menos apreensiva! rsrsrsrs.
Bom, acabei deixando pra comprar a cerveja no fim da tarde! Foi terrível porque, como não pude ir ao supermercado que tem uma variedade maior, acabei tendo poucas opções. Entre as poucas marcas oferecidas, escolhi essa: BACKER DE TRIGO.
Sou suspeita de ter escolhido essa, pois AMO cerveja de trigo! Mas uma coisa é fazer o pedido nas nossas cervejarias preferidas... outra coisa é criar a Harmonização perfeita...
Após escolher a cerveja, fui comprar os ingredientes para o prato. Optei por fazer um à base de BATATAS.
Chegando em casa, a dúvida: um prato com batatas cozidas ou fritas? Mais uma vez, André deu a dica: "está com vontade de cozinhar? Então faça a receita mais elaborada!" - [hoje pode, não é gente? É o Primeiro desafio! rsrsrsrs...]
 
Vamos lá...

                                Terminando a arrumação!


AMORnização #1:
  • PRATO: Batatas fritas (tipo palha) montadas sobre creme de queijo picante e calabresa em cubinhos.
  • SOBREMESA: Mousse de chocolate meio amargo:
                                                  Que tal?


Bem, foi essa a escolha da noite desse primeiro desafio!
Modéstia à parte, estava tudo muito bom!
Agora é aguardar a opinião do André!
É isso!
Até o próximo desafio!
Renata ;)

 
Na falta do jogo entre Argentina X Brasil,
aproveitamos pra curtir a noite com cara de grande evento!
 
 

04/10 - com a palavra, ANDRÉ:

Foi uma delicia a noite de ontem, o primeiro desafio começou muito bem, cerveja de trigo, nossa preferida.
O prato foi um creme de queijo com calabresa em cubinhos, levemente apimentado, com batata palha caseira. Um prato bem montado já que a batata combinou perfeitamente com o creme apimentado, deixando ele mais suave. A escolha do prato foi ótima combinação com a cerveja já que ela tem notas frutadas, que a deixam adocicada, sabor esse que foi valorizado pelo sabor picante do prato.
A sobremesa foi um tiro certeiro, um mousse de chocolate meio amargo logo após um prato apimentado e uma cerveja adocicada, delicia.
Sua missão ficou um pouco mais dificil a partir de agora, começar bem assim te coloca em uma posição dificil, vou cobrar o mesmo nível de atuação em todos os desafios a partir de agora.
Vamos para o próximo desafio, até a semana que vem. Um beijo amor.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PRA COMEÇAR...


Este simpático baú é habitante da nossa cozinha.
Já está quase todo tomado por rótulos de cervejas. Antes dele, tivemos um tampo de mesa de + ou - 1m² coberto por outros tantos rótulo.
Foi tomando café da manhã, na última sexta-feira, que fiquei observando como gostamos de cerveja!
"Nós", me refiro a mim e meu marido, André.
Essa paixão já existe há muitos anos, mas nos descobrimos como um casal apreciador na nossa primeira viagem como namorados.
Foi no ano de 2008. Estávamos em Paraty - RJ. Ao fim de um dia passado dentro de um barco, conhecendo praias e ilhas maravilhosas daquela região, nos vimos famintos e procurando por uma pizzaria recomendada no "boca-a-boca". Qual não foi a nossa surpresa quando nos deparamos...

 
Bom, resumindo a história: é claro que desistimos da pizza. Mesmo porque também gostamos de comida árabe. Ainda que fosse somente esfihas! rsrsrsrs...
Ambiente climatizado, um bom DVD rolando e um fator que amamos quando saímos pra comer: casa tranquila! Sem gente gritando num salão lotado... maravilha!
 
                                         Agradecimentos ao graçom da Camello, que registrou o momento!
 
 
A Carta da casa  revelava cervejas de muitos lugares do mundo... Desconcidas do nosso cotidiano... acho que mais de 60 variedades. Um luxo!
Obviamente não chegamos a experimentar todas. Mas no final das contas, gastamos provavelmente o quíntuplo do que ficaria na Pizzaria... Mas foi nesse lugar que pela primeira vez [ao menos eu] ouvi e experimentei a tal da HARMONIZAÇÃO!
Sim! Eu nunca tinha dado valor pra essa coisa de "comida que combina com a bebida tal"... Simplesmente não ligava.
Pois é. Muitas pessoas acham absurdo gastar pra comer fora. Beber também. Eu Nós não. CHAMAMOS ISSO DE INVESTIMENTO! Dentro das nossas possibilidades (tempo/ $), acreditamos que apreciar esse trabalho do preparo da comida, de manter e servir a bebida na temperatura certa, no cuidado em servir e na diferença em beber no copo certo... Frescuragem? Te garanto que não!
Aliás, sem pretenção nenhuma de querer virar expert, te convido para acompanhar esse desafio que estou lançando hoje. Um desafio muito divertido ao meu casamento:
 
 
"Toda semana, às quartas-feiras, pelo próximo ano, estarei me desafiando a fazer uma harmonização! Melhor, uma AMORnização, já que vou preparar pro meu marido querido, André. Será um desafio porque estarei propondo a preparar um prato combinado com uma cerveja que ele me entregará às vésperas. Detalhe: André é um moço que, além de exímio cozinheiro, sabe fazer cerveja artesanal e é o maior apreciador dessa bebida que conheço!"
 
 
 Acho que vai ser divertido!
Então, é isso.
Desafio lançado.
TOPAS, André?????
:)
Volto com a postagem na quinta-feira, contando como me saí no desafio do dia anterior!
Abraços,
 
 
                                    Renata ;)