Translate!

sábado, 24 de novembro de 2012

DESAFIO # 10 - CERVEJA BOCK THEREZÓPOLIS RUBINE - Cervejaria St. Gallen

 
              A eleita da noite, o prato principal e a
                          sobremesa quaaaase perfeita...

Olá, Gentes!
Décimo desafio do AMORnizando!
Chegou rápido!
Não sei se já falamos aqui, mas eu e André somos professores (e eu ainda micro empresária). E como esperávamos, fim de ano é uma "coisa" de correria em escolas e com eventos. Então, não tivemos tempo de fazer a AMORnização na quarta-feira. Desculpem-nos esse "adiamento",  mas já aviso que poderá acontecer outras vezes...
Bom, mas vamos ao desafio!
Quinta-feira à tarde fiquei sabendo que a THEREZÓPOLIS RUBINE, da cervejaria Sainkt Gallen, seria a eleita para a harmonização. Trata-se de uma autêntica BOCK, vermelha intensa, com teor alcoólico de 6,5% e notas tostadas lembrando um café caramelado (não é nada doce!!!! Lembrando!) Aliás, o lúpulo e o processo de maturação dessa cerveja a deixam com um amargor bem característico (costumo brincar que cervejas muito lupuladas são "cervejas de homem". #preconceitobobo!). Mas é.
E com a correria já explicada anteriormente, acho que o André foi bonzinho e nem me disse que tipo de harmonização eu teria que fazer. Então, podendo escolher, optei por um prato com o intuito de complementar as qualidades de ambos, ou seja, harmonização por COMPLEMENTO. A pedida foi o FRANGO XADREZ acompanhado de ARROZ BRANCO com SALSINHA DESIDRATADA. Para a sobremesa, um doce que pudesse conversar com com a cerveja. Optei então pelo CRÉMEE BRULÈE.

AMORnização # 10:
  • PRATO: Frango Xadrez com arroz branco e salsinha desidratados
  • SOBREMESA: Créme Brulèe
                  A pessoa, a AMORnização e André :)
 
 
Continuando a justificativa do cardápio: o frango xadrez é um prato de origem oriental muito trabalhado com condimentos. A pimenta gera um contraponto com o lúpulo da cerveja, ao mesmo tempo que os pimentões, o cogumelo e o amendoim fritos no shoyo, ficam levemente doces. Acrescidos ao frango levemente temperado com curry e páprica, dão uma combinação (complemento) aos elementos tantos da cerveja quanto da receita. Ou seja, todos têm sua participação! Todo mundo aparece!
Já a sobremesa, um creme francês à base de creme de leite, ovos e baunilha, com a consistência do pudim e a camada de açúcar queimado, dão a cada gole na cerveja a vontade de outra colerada, já que o CORTE proporcionado pelo lúpulo, enobrece o sabor do doce.
Bom, não posso deixar de dizer que a camada caramelada eu deixei a desejar, não é? Na verdade, segui a receita, e o lance da colher esquentada no fogão e usada pra queimar o açucar não deu certo (Alô panelinha.ig.com.br...). #fail...
No mais, estava tudo bem gostoso! Me admirei por comer com vontade pimentão. Eu não gosto de pimentões.
Agora, é com o André!
Abraços, até semana que vem!

                                          Renata ;)

24/11 - Com a palavra, ANDRÉ:


            Olá amigos que nos acompanham no AMORnizando!
             Essa semana não foi possível manter o dia tradicional de nosso desafio, mas não deixamos de fazer nosso encontro semanal com uma boa cerveja e um belo prato preparado pela Renata. Com o adiamento da semana tive tempo de apresentar com antecedência a cerveja para a Renata.
Acho que esse comentário esta se tornando comum, mas tenho que repetir,  a Renata tem se superado: dessa vez comendo pimentão.... Remetendo a um seriado que gostamos muito “Pimentão?” #Todomundoodeiaochris. E só nós entendemos. rsrsrsrsrs.
A cerveja escolhida da semana foi a Rubine da Therezópolis. Uma cerveja do tipo Bock. Aí muitas pessoas podem pensar o seguinte, “mas a Bock não é uma cerveja para dias frios?”, com certeza, mas esse tempo me enganou, como estava fazendo um friozinho gostoso durante as últimas noites pensei em levar uma cerveja para dias frios. Me dei mal, essa noite fez calor, mesmo assim continua o desafio.
           Essa noite foi uma verdadeira viagem gastronômica: uma cerveja com maltes vindos de Munich e Viena, um prato típico da culinária chinesa e uma sobremesa francesa. Uma mistura pouco provável, mas que posso afirmar: ficou deliciosa. O prato principal, com uma deliciosa mistura de temperos que valorizaram o sabor da cerveja. Todos os sabores foram sentidos, sem que nenhum elemento atrapalhasse o outro. A sobremesa surpreendentemente ficou uma delicia com a cerveja, o créme brulèe evidenciou os sabores fortes da cerveja.
           Ficou tudo ótimo, amor. Essa semana você ganha um 10, meus parabéns.
             Uma boa semana a todos e até a próxima.   

sábado, 17 de novembro de 2012

DESAFIO # 9 - CERVEJA DE TRIGO ESCURA ERDINGER WEISSBIER DUNKEL - Erdinger Weissbräu


                  A cerva escolhida pelos desafiantes, a entrada,
prato principal e sobremesa. Teve bom!
 
Oi Pessoas!
Eis que fomos desafiados mais uma vez! Esse foi o SEGUNDO DESAFIO ENTRE AMIGOS!
O casal desafiante são nossos amigos de looonga data: FERNANDA E GUSTAVO. (Fernanda e André são amigos de infância!).
Na quinta-feira a noite, a Fê me avisou qual seria a cerveja da vez. Detalhista, o casal fez questão de anotar todas as cervejas que já tinhamos feito harmonizações e irem procurar uma exclusiva! rsrsrs! Achamos legal demais, porque já fazia um bom tempo que tinhamos tomado a eleita: ERDINGER WEISSBIER DUNKEL - uma cerveja de trigo escura. A especialidade da Cervejaria alemã Erdinger, possui teor alcoólico de 5,6% e deve ser consumida, de preferência, gelada entre 8- 12ºC. [O que foi ótimo, já que o friozinho continua aqui pelos lados da nossa cidade]. Apresenta-se numa garrafa de 500ml, que deve ser servida inteiramente no copo apropriado - weizen. ("copinhos mágicos", como costumo chamar). Como podem observar nas fotos, ela possui espuma leve. O aroma e o sabor são levemente tostados e frutados na medida - nada doce - respectivamente.
 


A tradicional foto com o bauzinho (nem o Gustavo escapou!)
E a tchurma aguardando o início do desafio...
 
E assim, André e eu fomos pensando no que preparar para a AMORnização.
Optamos por uma massinha bem leve, já que o prato principal seria uma generosa porção de carne. A ideia do BISCOITINHO DE PROVOLONE nos pareceu ideal. Levemente defumado, contrastando com as notas tostadas da cerveja (harmonização de contraste).
Já o prato principal, optamos por um HAMBURGUER COM FUNGHI SECCHI e BATATAS FRITAS CASEIRA, acompanhados de mostarda escura. A escolha deste prato foi de promover uma harmonização de combinação, já que o cogumelo seco possui notas de sabor muito parecidas com a cerveja. [obs.: Cada hamburguer com generosos 250grs de carne bovina, então já podem imaginar que estava  de " mal- passado ao ponto", não é?... faz parte, já que esta cerveja combina até com carpaccio...].
Já a sobremesa, escolhemos a torta francesa de maçãs verdes, conhecida como TARTE TATIN [tar-tatã!]. Com uma massa fininha, essa torta (que acabou desmoronando quando passamos pros pratinhos, aff..) é à base de maçãs cozidas no caramelo e salpicada de canela. E , como em outros casos que já tivemos aqui no AMORnizando, esta cerveja combina com a sobremesa. O resultado? Bom demais! Só provando pra saber!
 

Veja todas as receitas aqui!

Bom, esse foi o nosso desafio nº 9! O 2º entre amigos! Foi muito divertido e curtimos demais a companhia do Casal Fê e Gustavo! Agora, vamos esperar a nota deles!!!
Abraços, até a próxima!
                        Renata e André

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DESAFIO # 8 - CERVEJA LAGER STELLA ARTOIS - Anheuser-InBev

 
                                                       Stella, o prato principal e a sobremesa ;p


Ois!
E pra puxar assunto, nada melhor que falar do tempo, hein? Que frio é esse? Enquanto fazíamos a AMORnização ontem a noite, os termômetros daqui de casa marcavam 18ºC! Adoro frio, mas no inverno e com uma harmonização mais adequada, rsrsrssrs...
Antes de falar direto do assunto, tenho que ressaltar a correria que foi esta semana! Com o feriado de hoje, só restaram 3 dias úteis pra ajeitar tudo. Resultado? Fiquei sabendo às 13hs qual seria a cerveja pra harmonização das 21hs! Que beleza!!!!!
A cada desafio, desconfio mais que o André anda "confiando" na minha capacidade de improviso! rsrsrsrs. Estou brincando! Estamos enrolados com um monte de coisas, não posso colocar a culpa só nele! Entendo o atraso, tá Amor?!
Bom, a escolha da STELLA ARTOIS me deixou satisfeita. O pecado foi que a temperatura foi caindo no decorrer do dia, e não aproveitamos bem esta cerveja que precisa ser servida a 0,4ºC!!! Com teor alcoólico de 5,0%, é uma premium lager, clara - brilhante, eu diria -, sabor agudo e aroma característico (digo sempre que podem passar um copo de Stella Artois perto do meu nariz que, com os olhos vendados e saberei!).
Produzida com a mesma receita belga de 1366 (!) Utiliza o melhor lúpulo do mundo ( e também o mais caro - Saazner da Republica Tcheca), e cevada importada, além da levedura cuidadosamente cultivada e estudada pelos laboratórios da Univesidade de Leuven (já viram esse nome no rótulo?) [Fonte das informações: brejas.com].
Passei a tarde com um olho no trabalho e outro na ideia pra AMORnização. Queria fazer um prato belga, pra acompanhar a ideia, mas mexilhões não são o meu forte (nem pra fazer, muito menos pra comer...). E batatas fritas belga me pareceram muito óbvio. Opção: HARMONIZAÇÃO DE CONTRASTE: usaria um queijo fresco, que combina bem com cervejas claras e leves, e uma "apimentada" no restante da ideia. A sobremesa, que não combina com este tipo de cerveja, seria dando continuidade a este sentido.
Ficou assim:

AMORnização # 8: [CONTRASTE]
  • PRATO: Pastéis de frango levemente defumado com ricota apimentada
  • SOBREMESA: Bolo de especiarias com creme de doce de leite
 
 
Chefs de plantão: Não me matem sobre o que vou dizer, mas: não têm receitas! rsrsrsrs. Gente, tudo muito simples: fiz de cabeça! A massa de pastel é a industrializada. O recheio é frango temperado com cebola e alho, cozido, desfiado, acrescido à ricota, pimenta do reino, sal, salsinha desidratada e creme de leite pra "dar liga". Já o bolo é a receita tradicional de bolo simples com (preparem-se!) café solúvel, canela, e pitadas de pimenta do reino e pimenta síria. Ao creme de leite é acrescido cacau em pó com açucar e uma colherinha de creme de avelã (vulgo nutella).
Se deu certo? Perguntem ao André. Eu gostei! rsrsrsrs...
 
Pessoas felizes com a AMORnização ;)
 
Então, é isso!
Espero que tenham gostado desse desafio!
Abraços e até mais,
                         Renata
 
 

15/11 - Com a palavra, ANDRÉ:



Olá amigos apaixonados pela cerveja...
Vamos falar de mais um desafio do nosso delicioso AMORnizando, o desafio de número 8. Nesse desafio comprei a deliciosa Stella Artois, uma cerveja belga que agrada muito o nosso paladar, [não é amor?] Também é uma cerveja que já não tomávamos há algum tempo, além disso tenho que reconhecer uma coisa: essa semana realmente ficamos um tanto enroladas e somente tive tempo de comprar a cerveja em cima da hora, [Amore, sua criatividade está maravilhosa...].
Infelizmente, não escolhi a cerveja adequada para à temperatura de ontem, que pedia uma cerveja mais encorpada, escura....bom... fazer o que? Mas Renata fez uma harmonização deliciosa. Já que comecei a falar sobre isso vamos terminar: ela escolheu pastéis recheados com ricota e frango defumado, com tempero levemente apimentado. Devo ressaltar que os pastéis estavam generosamente recheados - não sei se nas fotos isso ficou claro-. Como ela mesma já disse, foi uma harmonização de contraste: uma cerveja de sabor forte com um queijo de sabor suave no recheio do pastel. Sem mais comentários.
Essa cerveja não pede uma sobremesa, mas como faz parte do desafio, de novo a Renata teve de usar sua criatividade, fez um bolo de especiarias, que contava em seus ingredientes com café, pimenta do reino e pimenta síria. Improvável? Sim, ... Mas também muito gostoso. Ainda mais com o creme de doce de leite. Mas faço uma observação: fala a verdade Amor, o que você usou foi nuttela?
            Bom, para finalizar vamos falar da nota. Sei que de novo deixei pouco tempo para ela decidir o prato, mas a nota vai baseada na criatividade e na qualidade dos pratos e por isso ela merece de novo um 9,5. Podem achar maldade não vir um 10, mas essa nota ainda estou guardando para o inacreditável rsrsrsrsrsrs, [Amor ele ainda vai vir].
             Obrigado por nos acompanharem em mais um AMORnizando.
              Até a próxima.    
                                      André

sábado, 10 de novembro de 2012

DESAFIO # 7 - CERVEJA ESCURA THEREZÓPOLIS EBENHOLZ - München Dunkel -

 A Therezópolis, entradinha, prato principal
e sobremesa...Hummmm!


Olás!!!
Estamos apresentando nosso PRIMEIRO DESAFIO ENTRE AMIGOS!
Isso mesmo!
Surpresa!!!!!!!
Cintya e Marcelo são nossos primos e grandes amigos! E foi acompanhando as nossas AMORnizações que eles lançaram o desafio há alguns dias. Na quinta-feira, dia 08/11, Cintya me avisou qual cerveja eles trariam.
Desfeito o mistério, passamos a sexta-feira bolando a harmonização e pouco antes das 20hs eles chegaram  com a THEREZÓPOLIS EBENHOLZ. É uma cerveja encorpada, do tipo München Dunkel, do grupo das famosas lagers escuras. Não é uma cerveja preta doce !, tem teor alcoólico 5,5% e notas de café, tostados, etc. Como eu ainda não tinha experimentado e só conhecia as especificações, optei por uma harmonização de COMBINAÇÃO, ou seja, pratos que fossem da mesma região e que complementariam o sabor (eu acho mais difícil errar assim! rsrsrsrs).
Desta vez, como o desafio foi entre casais, ANDRÉ e eu preparamos o cardápio para os nossos desafiantes. E assim ficou:
 
AMORnização # 7:
  • ENTRADA: Caldo de legumes com bacon e pão artesanal.
  • PRATO: Linguiça mista com batatas gratinadas.
  • SOBREMESA: Bolo de nozes com cobertura ganache
(veja as receitas clicando aqui)
 
Bom, como notaram, desta vez fizemos uma entrada. Normalmente eu pulo esta etapa pois já comemos tarde nas quarta-feiras. Sem falar que acordamos cedo no dia seguinte... aí... pesa no estômago! Mas como começamos mais cedo a harmonização, achei apropriado. O caldo veio acompanhado de pedaços de pão artesanal temperado com alecrim e sal grosso somente. Harmoniza com a cerveja escura o bacon do caldo... Já o prato principal é o mais típico de Munique, na Alemanha. Nada mais justo que combinar com a cerveja que leva o nome da cidade pela predileção, não é? A sobremesa não necessariamente deveria ser consumida com a cerveja, mas acreditem: as nozes casam muito bem com as notas tostadas da cerveja!
 
E foi assim!
Nem precisamos dizer que AMAMOS essa nova fase no AMORnizando, né?
Foi uma noite muito divertida. Esperamos que o casal tenha curtido também!
E que venha a nota, afinal, isso ainda é um DESAFIO!!!!!
Beijos e até a proxima AMORnização (Minha, do André e Entre Amigos - esperamos convites!!!!)
 
Renata
;)
Mudamos a mesa pra sala, mas a tradicional
foto no bauzinho continua! :)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DESAFIO # 6 - "86" ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER



Olás!!!
Mais um desafio!
Dessa vez, fortes emoções, já que eu recebi a cerveja pro desafio às 12hs e deveria apresentar a harmonização às 21hs, aproximadamente! E detalhe: eu ainda tive que bolar a harmonização às pressas, já que trabalho à tarde e só chego às 18hs em casa! rsrsrs.
Partindo dessa situação, acabei optando por receitas mais simples e que tomariam menos tempo para serem feitas.
E além disso, hoje tem NOVIDADE: Tipo de Harmonização. Já explico....
Bom, a cerveja escolhida desta vez pelo André foi a 8.6 ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER, da cervejaria holandesa BAVARIA BREWERY de Lieshout. Vem em uma lata poderosa de 500ml.
Adoro esta importada. Gostamos tanto que achei a lata de uma, guardada em meio aos copos! [lata vazia!]
Trata-se de uma cerveja clara de malte, de teor alcoólico 7.9%. !  De cor dourada e sabor marcante. O teor alcóolico assusta um pouco, mas não confunda com amargor! É possível sentir até algumas notas frutadas [bem bem no fundo mesmo!] Mas não lembra Whisky como uma tal MAXIMATOR [outra cerveja conterrânea desta, um dia falaremos dela!]
E como combinamos, a partir de hoje, a NOVIDADE: escolhi preparar uma AMORnização de estilo CORTE. O que é isso? Bem, é um dos 3 tipos de preparo da HARMONIZAÇÃO: pode ser de corte, complemento ou contraste. [veja mais explicações aqui!]. E nesse caso, o CORTE é quando escolhe-se que um dos ingredientes da receita simplesmente seja "quebrado" por um ingrediente da cerveja. Ou vice-versa! Para tal, a escolha do prato foi uma OMELETE DE QUEIJO CHEDDAR COM BACON. A fritura levaria essa "quebrada" do alto teor de álcool da 8.6. E ainda aproveitando essa harmonização de corte, para sobremesa escolhi um cheesecake de damasco. Carregado em lipídios, como vocês podem notar, rsrsrs. Mas delicioso!!!!

AMORnização # 6:

  • PRATO: Omelete de queijo cheddar com bacon
  • SOBREMESA: Cheesecake de Damasco             veja as receitas aqui
                                                                                  Eu, a 8.6 e a Omelete!
     
             A omelete não parece tão fofa na foto pois, do momento que se leva da frigideira, até o prato e finalmente tirar a foto, ela já "murchou" um pouco. :( O toque "delicia" ficou por conta das cebolas fritas no shoyo, jogadas sobre o cheddar.
            Como vocês puderam observar, acabei não servindo a cerveja na taça tulipa apropriada. Na verdade, estou "em falta" com ela. Achei que esse copo estaria à altura de uma cerveja robusta.(Ela vem na lata, que eu até poderia ter servido pois lembra bem esse formato do copo, não concordam?!).
Já a sobremesa, a escolha do cheesecake foi justamente para continuar no processo de "quebra" na harmonização do tipo CORTE. A grande quantidade de derivados de leite na receita acabam por ressaltar o que havia dito antes, sobre a gordura X álcool. Confesso também que pequei um pouco na apresentação, já que ficaria mais bonitinho se tivesse desenformado o bolo. Mas me dêem crédito: eu tive 3hs somente para preparar e gelar isso tudo ;)

Bom, então é isso!
Espero que tenham gostado e animado para experimentar estas delicias!
Abraços!

                     Renata ;)

NOTA da Autora= Para as meninas de plantão, sessão salão de beleza: todas nós que adicionamos tinta no cabelo, rsrsrs... sabemos que os tons 8.0 são loiros claro, não é mesmo? Achei engraçado pois essa cerveja é  8.6, algo como loiro claro (8), reflexos vermelho (.6). Exatamente as tonalidades que venho usando nas pontas californianas do meu cabelo! Acho que minhas conversas andam ficando no subconsciente do André, rsrsrsrsrs.... Ou é uma bela coincidência, não?


08/11 - Com a palavra, ANDRÉ:


               Olá amigos cervejeiros, esse foi o nosso 6º desafio e, como a Renata mesmo disse, dessa vez coloquei ela em uma situação bem complicada: ela só ficou sabendo qual seria a cerveja poucas horas antes da harmonização. Isso foi devido a compromissos profissionais que surgiram de última hora, não deu tempo de comprar a cerveja antes. Mas tenho que dizer que ela se saiu muito bem, mesmo com o tempo limitado.
               Essa semana tenho que dizer que fiquei em dúvida sobre qual cerveja iria levar, pouco antes de sair do mercado haviam três diferentes cervejas no carrinho do supermercado, mas como já tinha algum tempo que não tomávamos uma holandesa, acabei escolhendo a 8.6 ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER. [ Então, Amor, sinto dizer, mas a escolha não teve relação com seu cabelo rsrsrsrsrs. ]
              Vamos falar da harmonização preparada pela Renata. Bom ,não temos em casa o copo ideal para esse tipo de cerveja, como a Renata mesma disse poderia ter sido servida na lata, mas assim não veríamos a cor da cerveja... Não é legal para sentir o aroma, então o copo utilizado foi a melhor escolha. O prato ficou muito bem montado, ficou bonito a omelete com o queijo e as cebolas por cima, as fatias de bacon generosas por cima deram o toque ideal. A sobremesa com damasco, fiquei apreensivo, pois não gosto de damasco, mas dentro do contexto do doce ficou bem gostoso. Cheesecake que foi servido em porções generosas: o restante do seu ainda te espera na geladeira hein, Amor......
                A harmonização de corte ficou legal, apesar do teor alcoólico da cerveja, fomos dormir bem! Objetivo foi alcançado, dessa maneira vai aí uma nota 9,5.
             Amigos e amigas apreciadores de cerveja, um grande abraço e até o próximo desafio.  
                                                                                                                                                               André.

 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DESAFIO # 5 - CERVEJA PILSEN ORIGINAL ANTACTICA

                            ORIGINAL ANTARCTICA,
                                      tira-gostos e a sobremesa. Inusitado!


Oi!
Tenho que começar concordando com aquela máxima: "parece fácil, mas.. não é."
Na terça-feira, quando o André me apresentou a cerveja pra esta AMORnização, pensei de cara: enlouqueceu!
Sim!
Estávamos vindo de DESAFIOS cheios de cervejas importadas, complexas e/ou encorpadas. E de repente, ESSA???
Passei a noite de terça pra quarta assim. Na minha cabeça, vinham pensamentos do tipo: "Vou dar aquela sacaneada, vai ter fígado com jiló". Rsrsrsrs...  Perdoe quem gosta! Principalmente nossos amigos belo-horizontinos assíduos do Mercado Municipal... MAS é INTRAGÁVEL!
Ontem, já estava até arrependida do que andei pensando. Gente, eu GOSTO de ANTARCTICA!!! A Original está no nível da Bohemia... Que preconceituosa. E tem mais: por aqui em Juiz de Fora, está MUITO quente. Calor quase anormal pra essa época. Nada melhor que uma cerveja leve, pra tomar BEM GELADA! (Entenda-se exatos - 0,4ºC ).
A ORIGINAL é uma pilsen de teor alcoolico 5%. De receita do alemão Henrique Thielen do ano de 1906, foi comprada pela Cia. Antárctica Paulista em 1943. Hoje, é mais uma das variedade da AMBEV. Mas a receita e o próprio rótulo foram mantidos em sua garrafa de 600ml.
Combina com quase todo tipo de comida!
E assim, juntando ao calor que mencionei anteriormente, a minha ideia foi de deixar "à vontade", como se fosse um boteco mesmo. Aí... COMIDA DE BUTECO!
A harmonização ficou assim:

AMORnização nº 5:
  • PRATO: Tira-gostos variados: amendoim extra-picante; ovos de codorna; filé acebolado e pão de sal.
  • SOBREMESA: Mousse de frutas vermelhas.
 
                André fazendo cena.
Coloquei essa foto pq algo me diz: ele vai me zuar...
 
 
Bom, não seria nada justo esconder o ocorrido: teríamos uma polenta frita. Fiz tudo direitinho, mas na hora de fritar... ficou uma meleca! Deu tudo errado e tive que, às pressas, fatiar uns pãezinhos de sal pra acompanhar. Terrível. Estou chateada até agora... [ sentindo que vem nota zero por aí.....].
Mas voltando ao que valeu: como ontem foi noite de Halloween, aproveitei pra dar um toque na decor.
Saldo final: a cerveja é boa. Estava na temperatura que considero ideial (embora no calooor que fazia, como já disse, tudo parece não estar gelado à altura!) E cerveja muito gelada, já sabem, né? Inibem o paladar! Portanto... apreciem com temperatura ideial!
Os "tira-gosto" também estavam contrastando/ combinando com a cerveja. E a ideia da sobremesa foi de refrescar mesmo, já que essa cerveja não combina com doce!
É isso.
Espero que tenham gostado. E entendam quando eu disse: parecia que seria a harmonização mais fácil de fazer, mas no final....
E que venha a nota, Sr. André!
Abraços a todos!

Renata ;)


Nós e a decoração. Happy Halloween!
 
 

01/11- COM A PALAVRA, ANDRÉ:

 
          Olá amigos cervejeiros e amigas cervejeiras!
           Temos que deixar isso bem claro, porque outro dia mesmo apareceu no facebook: "quem acha que mulheres e butecos não combinam, não entende nem de um nem de outro".
           Agora vamos falar do desfio nº 5. A cerveja escolhida foi a Original da Antarctica, tenho que explicar minha escolha... Primeiro, que entre as cervejas mais comuns, quero dizer das marcas que mais são vendidas nos bares e mercados, essa é uma das que considero mais saborosa ao lado da Bohemia (na minha opinião). Segundo, é que gostaria de mostrar que uma harmonização pode ser feita com qualquer cerveja que nós gostamos! Independente de preços. E por último, é que sempre vou exigir ao máximo da criatividade da Renata. rsrsrsrs.
          A escolha da Renata pra AMORnização foi acertada. Realmente ontem à noite, me senti em um buteco: amendoim, ovos de codorna com alho torradinho e molho rose e ainda um filé acebolado com pãozinho (só de falar aqui já estou ficando com água na boca). Nota chata de hoje: a polenta frita não deu certo. Mas também nós dois já sabíamos que mais cedo ou mais tarde isso poderia acontecer. Todo mundo que mexe com cozinha sabe que às vezes um prato não dá certo. Fazer o que, né?
          A sobremesa ficou muito gostosa. Tanto que comemos de novo hoje depois do almoço: um mousse de frutas vermelhas, com uma geléia de amoras. [Fala amorzão: comenta sobre as sementes rsrsrsrsrsrs].
          Bom, tenho que ser justo com a avaliação: como o prato original não foi feito, tenho que tirar uma notinha, então vamos fechar com uma nota sete, pois a variedade estava legal, tudo foi bem feito e a cerveja estava bem gelada. Pena que era uma quarta a noite e eram poucas cervejas.......
       Amigos e amigas apaixonados por cerveja, um grande abraço e até a próxima semana,
André.