Translate!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DESAFIOS # 16 E # 17 - CERVEJAS ALEMÃS WARSTEINER - Warsteiner Brauerei

Warsteiner: as alemãs escolhidas para presentear
o André. E eu de gaiato ;)
 
 
Ei!!!
Chegamos aos últimos desafios de 2012!
E já pensando e planejando com o André mais desafios e novidades pro próximo ano!
Neste desafio do AMORnizando, aproveitamos o presente de Natal do André, rsrsrsrs. Bom, já que ele topou...
Tem um fator que preciso deixar claro antes de falar da justificativa da harmonização: o CALOR. Acho que TODOS que estão no Brasil neste momento estão passando por isso. Chega a ser incômodo essas temperaturas elevadas. Aqui em casa particularmente, a falta de apetite ataca: ninguém consegue comer com tanto calor!
Sendo assim, pensei mais num petisco do que necessariamente num prato para fazer a AMORnização. QUEIJOS foi a escolha. Optei pelos frescos, que complementam a harmonização com as cervejas escolhidas.
AH!!! As cervejas! rsrsrs. O André ganhou conjuntos da alemã WARSTEINER. Junto com duas cervejas, uma taça personalizada completa o kit. São duas versões: uma PILSNER, versão PREMIUM VERUM, e uma escura, MUNICH DUNKEL. A primeira, clara, puro malte e bem lupulada. Muuuuito refrescante! A segunda, escura, suave e com notas torradas do malte. Em comum, o teor alcoólico de 4,8% e a boa "drinkabilidade" (adorei esta palavrinha!).
A escolha para harmonizar com a TÁBUA DE QUEIJOS, levou em consideração os queijos menos gordurosos e frescos. Muçarela e ricota foram os escolhidos. Para dar um toque de sabor, preparei dois temperos: um com azeite, sal e pimenta calabresa e outro com azeite, sal e erva de provence. Simples, mas que fazem sucesso!
Algumas torradinhas temperadas com pitadas de Fondor (tempero pronto da Maggi, sabe?) e páprica picante.
Quando abrimos a DUNKEL (escura), harmonizamos com nozes. Somente!
 
AMORnização # 16:
  • Cerveja: WARSTEINER PREMIUM VERUM
  • Prato: TÁBUA DE QUEIJOS E TORRADINHAS
AMORnização #17:
  • Cerveja:  WARSTEINER PREMIUM DUNKEL
  • Prato: nozes

Uma refeição leve, pelo calor e para dar conta desta
maratona de ceias de fim de ano!
 
Decor! rsrsrsrs
 
 
Acho que decepcionei o André com esta AMORnização!
Não sei por quê, mas pra mim ele estava esperando mais! (ficou muito light, Amor?)
A minha ideia foi pegar mais leve, já que estes dias entre as ceias de Natal e Ano Novo, temos que maneirar, já que a demanda de comidas calóricas é tentadora. E nem sempre resistimos!
Espero que tenham gostado!
Um FELIZ ANO NOVO a todos, nos encontramos em 2013!
Abraços,
        Renata ;)
 
 

27/12 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:

Oi amigos e todos aqueles que acompanham nossos desafios, sejam  bem vindos a mais um!
Na verdade, dois AMORnizandos pós natal.
Renata é uma garota com mania de perseguição! Brincadeira amor!, mas, não fiquei decepcionado. Uma comidinha bem levinha nesse calor cai como uma luva, e os temperos diferenciados é que fazem um prato especial, além do carinho com o qual ele é preparado. Não poderia existir melhor momento para utilizar um presente de natal do que em um AMORnizando.
A WARSTEINER é uma antiga conhecida nossa, mas com os "copinhos mágicos"....dá um toque especial.
A escolha para acompanhar essa delicia foi uma tábua de queijos acompanhada de azeites temperados e torradas temperadas com páprica, olha só quantas especiarias em uma só noite. Depois para finalizar, uma DUNKEL com nozes.  Pode parecer estranho mas nenhum amendoim combinou tanto com uma cerveja como as nozes combinaram com essa DUNKEL!!! Vivendo e aprendendo.
Acho que uma nota nove cai bem nesses desafios somados. 
Um grande abraço, um feliz ano novo e até o próximo desafio - ou desafios, quem sabe!
          André.   
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DESAFIO # 15 - CERVEJA ESCURA LAGER PAULISTÂNIA - Casa di Conti

A PAULISTÂNIA Escura, prato principal e sobremesa.
E você achava que cerveja Pilsen era a melhor escolha
pra acompanhar este pedido?

 

Olá!!!
E quem acha que está livre dessa "vibe" de FIM DO MUNDO... Não mesmo! Olha a ideia desse AMORnizando!
Ontem (quinta-feira), estava fazendo compras de Natal com o André. Chegando na sessão de cervejas do Supermercado, começamos a pensar no que levaríamos. Foi então que escolhemos algumas cervejas (pra estocar, caso o mundo acabasse mesmo! rsrsrs). E como entramos oficialmente de férias hoje, resolvemos fazer a harmonização nesta mesma noite.
André então escolheu a PAULISTÂNIA. Uma cerveja brasileira, escura, puro malte, do estilo DUNKEL, produzida com maltes importados e muito requinte. Teor alcoólico de 5,6% e um leve amargor no final.
Com notas torradas, lembando café e chocolate, logo comecei a imaginar o que combinaria. FEIJOADA! Veio logo na minha cabeça... e alguma sobremesa de chocolate!
Vocês notaram que elaborei a harmonização ali mesmo, dentro do supermercado????
Sinal que estou começando a entender! :)
Ingredientes comprados, lá fomos para casa!
A harmonização de COMPLEMENTO ficou assim:

AMORnização # 15:
  • Prato Principal: FEIJOADA "FAKE" DA RENATA
  • Sobremesa: BRIGADEIRO DO ANDRÉ
Hum!!!!

Já cansei de falar por aqui que sou enjoadíssima pra comer. Pratos à base de carne então... Não adianta. Aí a pergunta: Você comeu? Resposta: "Catei" os feijões em meio ao bacon e a linguiça! Não ia adiantar nada fazer a receita de feijoada tradicional (aquela com pé, rabinho, pele e orelha de porco...) que nem eu e nem o André iamos comer! Por isso, a receita levou esse nome de "falsa"!
Ficou gostoso! O bom é que eu aprendo a cozinhar! - mas passo todas as carninhas para o prato do André! rsrsrsrs...
A sobremesa levou o nome de "by André", porque este brigadeiro é invensão dele: ele carinhosamente faz pra mim todas às vezes que a TPM ataca! rsrsrsrs. É um brigadeiro com cacau em pó, um pouco mais "saudável". (veja as receitas!).
Bom, maneirei na quantidade, porque comemos por volta das 22hs. Já o André... Deixa ele dar a nota e o relato de uma noite pós-feijoada!
Abraços e até o próximo!
             Renata ;)

Esteve bom! ;)
 
 

21/12 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:

Olá amigos!
Como podemos ver, o mundo não acabou, mas como estavamos pensando que ele ia acabar, pelo menos vamos ver o fim do mundo de barriga cheia.
Estavamos gastando nossos 13ºs no mercado e a Renata disse: "Vamos fazer um AMORNizando hoje?", Beleza vamos lá. Então fomos escolher uma cerveja. Peguei a Paulistânia, escura, muito gostosa diga-se de passagem, mas que combinava com o que? Isso mesmo uma feijoada.....Renata é uma pessoa corajosa, comprou os ingredientes e mandou ver.
Tudo bem que foi uma feijoada ligth, mas é dessas que agrada ao nosso paladar. Mesmo não sendo das maiores fãs, a Renata comeu direitinho. Experimentou o bacon e até comeu a linguiça misturada com a farofa.
Bem vamos então à avaliação da situação: mesmo sendo a primeira feijoada da Renata, ficou saborosa, se posso dizer até mesmo suave, a cerveja complementou o sabor e o jantar ficou uma delicia. Merece uma nota nove. Quanto a sobremesa é até uma maldade, esse bragadeiro feito com cacau em pó no substituindo uma porção do achocolatado, fica muito mais saboroso e não fica enjoativo, para essa uma nota dez.
Bom assim terminamos nosso AMORnizando - desafio do fim do mundo - rsrsrsrsrsrs.
Um grande abraço e até o próximo.
                                                  André
 

 



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DESAFIO # 13 E DESAFIO # 14 - CERVEJAS LAGERS: HOFBRÄU ORIGINAL E BRAHMA EXTRA - Desafio Duplo!

Desafio # 13: A Hofbrau Original
e a pizza margherita....

Desafio # 14: A Brahma Extra e a Quiche de queijo
(acho que exagerei no recheio...)
 
 
Hey!!!
Sabe aqueles dias que você está com vontade de tomar cerveja?
Acontece, não é?
Nesses dias, nada como ir ao seu bar favorito, chamar os amigos, colocar o papo em dia e beber boas cervejas.
Mas...
E se você está naquela correria de final de ano... Tempo contato... trabalho que você levou pra casa... e para ajudar: uma chuva torrencial que cai todo santo fim de tarde... (é quase verão por aqui). Bom, claro que quando a gente quer, arruma jeito pra tudo! Mas pra dar conta das OBRIGAÇÕES, a gente preferiu ficar em casa esse sábado e aproveitamos para comprar umas cervejinhas e desfrutarmos por aqui mesmo!
André então trouxe algumas cervejas e escolhemos 2 para fazer harmonizações. Assim, teremos um DESAFIO DUPLO! Com duas cervejas de "carinhas parecidas", mas personalidades diferentes.
 
Para o DESAFIO # 13, temos a HOFBRAU ORIGINAL.
É uma cerveja alemã clara, do tipo lager e típica da capital mundial da cerveja: Munique. Por isso, também é conhecida como "Munich Helles" (helles = claras). Muito leve e sem adição de conservantes, seu teor alcoólico é de 5,1%, pedindo pratos na mesma sintonia.
 
Para o DESAFIO # 14, temos a BRAHMA EXTRA.
Esta brasileira figura entre as mais pedidas do país. A sua versão extra, traz uma cerveja mais lupulada e com cor mais intensa. Seu sabor é um pouco mais amargo que a Brahma convencional. Mas não a torna uma cerveja mais forte: seu teor alcoólico é de 5,5% e exige pratos mais leves para uma melhor harmonização.

E assim, temos as duas harmonizações:
 
AMORnização # 13:
  • Cerveja: HOFBRÄU ORIGINAL
  • Prato: PIZZA MARGHERITA
AMORnização # 14:
  • Cerveja: BRAHMA EXTRA
  • Prato: QUICHE DE QUEIJO
Close nos pratos :P!!!!
 
Como vocês notaram, as duas harmonizações foram do tipo COMPLEMENTO. Essas duas cervejas, embora de baixa fermentação, são como "vinhos brancos", e combinam com queijos frescos e carnes brancas. Optei por fazer dois pratos à base de queijos brancos e não usar a carne, que poderia não favorecer a harmonização de complemento, uma vez que teria que temperar mais e alguns "contrastes" ou "corte" apareceriam.
Ah, não teve sobremesa, notaram?!
É proque tinha tem tanto Chocotone aqui em casa, que não tive coragem de preparar mais um doce...
Conversei isso com o André... vamos ver se ele leva isso muuuuito a sério na hora da nota!
Achei uma delícia essa ideia de dois pratos no mesmo desafio! Trabalhoso, mas compensou!
Agora, a nota do André!
Até o próximo!
              Renata ;)

 16/12 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:


             Calor, proximidade do verão, a vontade de tomar uma breja sempre cresce! Mas o final de ano trás também muito trabalho e às vezes, a vontade de sair acaba....acabando! É então que vamos ao mercado e compramos uma boa cerveja para tomar geladinha em casa mesmo, juntando a fome com a vontade de beber,  voilà, temos dois AMORnizandos.
            O primeiro desafio, feito com a alemã HOFBRAU ORIGINAL, que foi acompanhada com uma deliciosa pizza marguerita. Cerveja alemã e pizza, fica até difícil de dar uma nota diferente de 10, simplesmente amo as duas coisas e juntas então fazem uma combinação perfeita, então é dez nota dez.
            Já o segundo, feito com a BRAHMA EXTRA, uma cerveja de boa qualidade e acima do padrão das cervejas mais comercializadas no Brasil, apesar de ser uma Brahma (não querendo desmerecer a Brahma), para acompanhar, fui surpreendido com um quiche de queijo. Pra quem já me conhece, sabe que tenho uma certa paixão por queijo, - na verdade por pratos feitos de queijo, - então outra bola na rede: outra nota 10.
            Quanto a sobremesa, (na verdade as sobremesas), a Renata deixou de lado, mas tudo por uma boa causa, tínhamos em casa um chocotone com muito chocolate, então realmente não precisava de uma outra sobremesa, dessa maneira me abstenho de dar alguma nota nesse caso, não fomos nós que fizemos, mas estava uma delicia.
Até a próxima,
                    André.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DESAFIO # 12 - CERVEJA DE TRIGO BELGA HOEGAARDEN - Browerij Hoegaarden

A HOEGAARDEN, o prato principal e a sobremesa!
 
 
 
Ois!
E, acreditem ou não, não houve combinação: nosso 12º desafio caiu exatamente no dia 12 do mês 12 do ano 12! Sinistro! rsrsrsrs...
Desta vez, André trouxe uma das coisas mais deliciosas desse mundo: uma várias HOEGAARDENs! Eu simplesmente AMO! Não existe cerveja como essa. Desde que a conheci, nunca mais deixei de tomar. Lembro que, quando fiquei grávida e me abstive do álcool, eu até sonhava com o gosto desta cerveja...
A Hoegaarden é produzida na pequena vila homônima, que fica no Norte da Bélgica. Com a adição de especiarias (uma delas Asiática, muito parecida com o sabor do nosso coentro), a receita tradicional dessa "witbier" é do ano de 1445 e se mantém até os dias de hoje, com um processo de fermentação que continua por algumas semanas na cerveja já engarrafada. Tudo isso lhe confere esse sabor caracterísco, suave e com notas cítricas. Seu teor alcoólico é de 4,9%, tornando essa cerveja de trigo muito gostosa para os dias mais quentes.
A combinação para a harmonização foi então feita (sem consultas!!!) partindo do princípio dessa suavidade toda. Carne branca ou peixe, além de queijos mais frescos seriam possibilidades que casariam... acabei optando por um PEIXE!!! É para desafiar, não é?! rsrsrs...
Já para a sobremesa, algo que também casasse com essas notas cítricas e que pudesse ser degustada juntamente com a cerveja. E como as temperaturas andam elevadas por aqui, um SORVETE seria uma boa pedida...
E então, ficou assim essa harmonização de COMPLEMENTO!:

AMORnização # 12:
  • Prato Principal: SALMÃO ASSADO à la JAMIE OLIVER
  • Sobremesa: SORVETE DE LARANJA

 
E mais uma vez, eu me surpreendendo cozinhando peixe!!! Se bem que esse salmão é o cúmulo da rapidez! Muito tranquilo de ser preparado: é basicamente feito com pimenta e pimentões. Para acompanhar, acrescentei uma batata cozida em água com um punhado de sal grosso, inteira e com a casca limpa. Depois de 15 minutos de forno, retira-se a "pele" do salmão e é só servir. Se ficou bom... isso é com o André!
A sobremesa também é super fácil de fazer. E fica muito refrescante!
Bom, esse foi o desafio nº12!
Agora, é a nota do André!
Abraços e até a próxima!!!!
                                      Renata ;)
 
A cara do André...Ooops! Quase fica
sem a foto no Bauzinho :) Não pode! E que copo
mais lindo, não acham?!
 

13/12 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:

Olá amigos cervejeiros! 12º desafio no dia 12/12/12, pura coincidência, mas valeu pelos números.
A escolha da semana foi a deliciosa Hoegaarden, uma belga de trigo que já nos acompanha há algum tempo. Para acompahar essa deliciosa cerveja, a Renata mais uma vez ousou para nosso paladar, - bom pelo menos para o meu, - salmão. A escolha foi um salmão assado com pimentão, pimenta e alho, acompanhado de uma batata cozida. Tenho que dizer uma coisa: foi a primeira vez na vida que experimentei salmão, sempre tive preconceito por conta da cor. Também pensava que tinha o sabor forte do atum, mas me enganei. Ainda digo que não está entre meus pratos prediletos, mas também posso dizer que de agora em diante não vou recusar uma salmão grelhado ou assado. O segundo comentário vem em relação ao tempero: pelo fato de peixe não ser uma de minhas predileções, sempre acho que peixe tem que ter gosto de limão rsrsrsrsrsrs, ou pelo menos de algum molho, mas tenho que dizer que os acompanhamentos estavam uma delicia. Não disse que não gostei do peixe mas ainda estou me acostumando com o sabor. Dou uma nota oito para o prato principal.
A sobremesa foi uma deliciosa surpresa: um sorvete de laranja, somente um cometário = delicioso e refrescante, - foram dois- , para a sobremesa nota 10.
Bom no final uma média nove, na verdade mais por conta do meu gosto ou falta de gosto pelo paladar do peixe, mas foi um belo jantar.
Um grande abraço e até a próxima,
                                                     André.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DESAFIO #11 - CERVEJA SUPER PREMIUM LAGER HEINEKEN - Cervejaria Heineken

                               A Heineken, entradinha,
                                prato principal e a sobremesa!
 
Olás!
Estamos de volta com o AMORnizando!
E desta vez, mais um DESAFIO ENTRE AMIGOS, o 3º!!!! A desafiante da vez é a Aliny (DK!). Minha amiga de infância.
Como a DK está de férias em JF City, o convite foi inevitável! E ela topou! A escolha foi a mais internacional das cervejas internacionais: HEINEKEN! Presente em mais de 170 países, a Heineken foi criada na Holanda em 1873. A excelência da cervejaria na escolha dos ingredientes e a ausência de conservantes, tornam esta cerveja especial. Sem falar na inconfundível garrafa verde, conhecida no mundo todo!

                           As meninas e a harmonização!
 
E vamos à harmonização: a escolha levou em conta o tipo da cerveja (lembram que comentei que não faria mais consultas à internet para criar as combinações? Pois é... ou eu estou aprendendo, ou vem uma nota baixa por aí!!!).
Então... a Heineken é uma cerveja do tipo LAGER, clara, elaborada com malte e lúpulo especiais, o que tornam seu sabor bem característico (aquela história de que "quem prova não esquece!"). É apaixonante! rsrsrs. Leve, possui teor alcoólico 5%, e combina com carnes brancas, frutos do mar e queijos frescos. Baseado nestas informações, eis a escolha do menu:
 
AMORnização # 11:
  • Entrada: BRUSCHETTAS
  • Prato Principal: TORTILLAS de FRANGO COM QUEIJO CREMOSO
  • Sobremesa: COOKIES
 
     Detalhes para a tortilha (só fotografei a minha,
                           logo a que tinha menos recheio!)
As bruschettas e os cookies (receitas aqui!)
 
A escolha deste cardápio foi pensando em fazer uma HARMONIZAÇÃO DE COMPLEMENTO, e levando em conta que a Aliny está de dieta. SEVERA! Daquelas que a gente não pode abrir mão numa quarta-feira, rsrsrsrs (não me mate, amiga!!). Claro que uma comida light com uma cerveja "não-light", não adiantaria nada! Por isso as receitas não foram tão radicais!
As BRUSCHETTAS foram elaboradas basicamente com tomates picadinhos, azeite, pimenta, sal e tomilho (ou manjericão), servidas em torradinha já assada com um pouquinho de queijo ralado.
As TORTILLAS são aquelas massinhas de RAP 10 integral, (encontra em qualquer supermecado!): frite-as numa frigideira anti-aderente e acrescente a folha de alface e dentro o frango em tirinhas. O frango foi preparado com cebolas roxas douradas no shoyo, pimenta, alho, sal e duas colheres generosas de requeijão light. E um pouquinho de muçarela ralada. Depois de recheadas, as tortilhas são fechadas ao meio. Pronto.
Para a sobremesa, a escolha dos COOKIES foi unicamente pelo fato do NATAL está chegando, já que esta cerveja não harmoniza com doces. Daí, pensei: vamos apelar pra data! E compartilhar receitas "típicas".
Bom, este foi o desafio da noite!
Agora, a nota da Aliny!
Obrigada pela visita, amiga! E por ter aceitado o desafio!
Aos nossos amigos que acompanham, até o próximo AMORnizando!
                                                                         Renata e André