Translate!

terça-feira, 30 de abril de 2013

DESAFIO #36 - CERVEJA URUGUAIA NORTEÑA - Cervejaria FNC S/A

Viva Uruguai :)!


Hola, que tal?!
Uma típica refeição uruguaia foi a escolha para este AMORnizando!
André trouxe a NORTEÑA para esse 36º desafio.
Tive o privilégio de experimentar a Norteña pela primeira vez lá mesmo na capital Uruguaia. Isso há quase 10 anos!!! Mas a tal PARRILLADA, eu não tive coragem nem de chegar perto! Ainda mais lá no Mercado del Puerto, tradicional ponto de encontro e turístico de Montevidéu, onde a fumaça das parrilas (churrasqueiras uruguaias) tomam conta de tudo... e aquele cheiro de churrasco impregna nossas roupas! rsrsrs. Mas no fundo deu saudades!
A NORTEÑA é uma lager clara, com lúpulo bem característico e paladar agradável. Com teor alcoólico de 5%, é refrescante e casa muito bem com as carnes na brasa que o povo tanto adora.
E não tardei em criar a harmonização com esse propósito: UMA PARRILLADA! Claro que não consegui (e nem fiz questão, confesso) todos os tipos de cortes e de carnes que eles usam nesta refeição (víceras como intestinos são apreciadas...). Então, só colocamos na grelha (ou parrilla) o chorizo e a linguiça parrillera. Para acompanhar, batatas fritas e o toque mais que especial: molho chimichurri!!!
Assim ficou o desafio:

AMORnizando # 36:
  • CERVEJA: Norteña
  • PRATO: Parrillada com chimichurri e papas fritas
  • SOBREMESA: Biscoito amanteigado com doce de leite


Antes, tenho relatar a história deste nome, parrillada: a parrilla nada mais é que a churrasqueira uruguaia. O churrasco é sempre feito numa grelha com inclinação, o que confere menos gordura acumulada nas carnes. E o segredo é que a carne só é colocada na grelha após o carvão estar em brasa, o que confere sabor, mas sem os rezíduos tóxicos da fumaça. Legal né?
Ah, e quanto ao tempero da carne: somente sal, REFINADO!
Tenho que dizer: tive medo do bife (chorizo). Mal como carne... ainda mais estas que de tão largas, parecem que ficarão extremamente cruas por dentro (pavor!). Assim, deixei meu pequeno pedaço bastante tempo na parrilla :).
Gente, por favor, EXPERIMENTE FAZER O CHIMICHURRI!!! Esse molho verde aí sobre a carne.  É muito bom!
No fim das contas, gostei muito!
Como vocês repararam, minha parrilla é FAKE, né? Quem mandou morar em apartamento??? rsrsrsr. Mas o que vale é a intenção!

Seguem as receitas!

Espero que tenham curtido e que usem das ideias da parrillada no próximo churrasco!
Até o próximo,
         Renata ;)


30/04 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:


quarta-feira, 24 de abril de 2013

DESAFIO # 35 - CERVEJA BELGA LEFFE - Abbaye de Leffe

Uma refeição de abadia belga!
 
Ei!
Mais um desafio do AMORnizando.
A blond ale belga LEFFE foi a eleita da vez.
Com 6,6% de teor alcoólico, é clara, frutada e produzida com um malte bem distinto. A espuma bem densa também é um atrativo à parte. Produzida com a mesma receita desde 1240! esta cerveja de padre harmoniza com pratos delicados como frutos do mar... mas aí, né... vem aquele problema da preparação psicológica pra esses alimentos que não são nosso favoritos. Optei então por uma massa com molho a base de queijos: creme de leite, parmesão e gruyère e um pouquinho de vagem. De sobremesa, um doce que combina com a cerveja: pêssegos em calda numa "caminha" de chantilly.
Assim tivemos:
 
AMORnizando #35
  • CERVEJA: Leffe Blond Ale
  • PRATO: Farfalle ao molho de queijos e vagem
  • SOBREMESA: Pêssegos em calda com Chantilly
 
Foto oficial (sobremesa parece um ovo, pode dizer!:)

Eu e André sempre dizemos: nada combina mais, na nossa opinião, que queijo e cerveja! E qualquer prato que leve esse ingrediente também contribui para uma refeição daquelas. Nem precisa dizer que comemos demais, precisa?!
Quanto a receita, estou deixando em aberto. É que esse prato é bem simples, acho que dispensa descrição! A sobremesa também é fácil: pessegos em conserva e o chantilly é feito do creme de leite fresco, batido com açúcar, até dar o ponto. Ótima opção de cardápio pra aqueles dias sem tempo pra cozinhar!
Bom, esse foi o desafio 35.
Agora, a nota do André!
Abraços e até o próximo,
                                        Renata ;)

22/04 - Com a Palavra, ANDRÉ:

          Depois de muito tempo volto aqui para falar sobre um AMORnizando... Ainda tenho alguns para comentar, mas agora vamos com esse.
          Nesse desafio #35, fomos de cerveja Leffe. Uma cerveja belga, encorpada, de sabor marcante, para quem gosta de uma cerveja com personalidade, indico: pode comprar. Para combinar com essa deliciosa cerveja, a Renata preparou um macarrão com molho de queijo e vagem. Macarrão, queijo e cerveja, tudo junto.....somente uma coisa a dizer: delicia.
          É muito suspeito eu dizer uma coisa dessas, sou apaixonado por macarrão, com queijo então (boca salivando). Para esse prato vai uma nota 9,5. Foi uma excelente combinação entre comida e cerveja.
          A sobremesa foi simples: pêssego em calda com chantilly, tudo de bom. Mas como sempre digo, apesar de algumas sobremesas combinarem bem com alguns doces, ainda não me tornei fã dessa combinação. Mas sempre vale a pena experimentar. Nota 8 para a sobremesa.
          Queridos amigos cervejeiros, um grande abraço e até a próxima,
                                                                                                          André.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

DESAFIO #34 - CERVEJA ESCURA KÖSTRITZER - Köstritzer Schwarzbierbrauhaurei

Alemã da vez e a harmonização :)


Hi!
Como estão?
Prometo que este será o último dos desafios postados com atraso. Agora as coisas estão mais em ordem por aqui nesse pós-mudança de casa :)
Aproveitamos a sexta-feira, (dia 12 de abril) depois de uma semana e de um dia de muito trabalho, pra fazer este AMORnizando.
Na terça-feira mesmo desta semana o André chegou com a cerveja escolhida: a alemã escura da KÖSTRITZER.
Esta é a mais tradicional das cevejas alemãs escuras. Leve, teor alcoólico de 4,8%, é muito delicada para uma cerveja escura. :) 
Optei por fazer um RISOTO. De sobremesa, algo que passasse pelo caramelo, que combina bem com as notas das cervejas escuras: BANANA FRITA!
E assim, tivemos o desafio #34:

AMORnizando #34
  • CERVEJA: Köstritzer Schwarzbier
  • PRATO: Risoto de Shitake
  • SOBREMESA: Bananas Fritas Carameladas
Gente! Eu tirei a foto assentada pro lado errado???


Sobre o prato, é uma receita básica de risoto com shitakes cortados mais finos e com muito queijo parmesão acrescido ao final da receita.
A sobremesa foi feita com bananas próprias para fritar. Aqueci uma colher de sopa de manteiga sem sal na frigideira, fritei a banana cortada pela metade, dos dois lados. Acrescentei duas colheres de sopa de açúcar e umas gotinhas de essência de baunilha. Derretendo o açúcar, tirei do fogo.
Rapidinho e fácil.
Esta cerveja harmoniza com doces.
Adorei tudo!
Acho que o André também não tem do que reclamar!
Então, foi isso! Até o próximo desafio!
                                                   Renata ;)

terça-feira, 16 de abril de 2013

DESAFIO #33 - CERVEJA STRONG GOLDEN ALE EISENBAHN - Cervejaria Sudbrack

Desafio #33 e os eleitos!

Ois!!!
Pedimos desculpas pois ainda estamos nos esquemas de acertar a rotina e os compromissos depois da mudança de casa. Até as panelas mudam de lugar... Aí você imagina a situação do AMORnizando como vem sendo: "deixa pro dia que dá!"
MASSS, o importante é não deixar de fazer!
Sendo assim, esse desafio #33 foi realizado no domingo, dia 7 de abril.
André escolheu uma GOLDEN ALE, das fortes! A EISENBAHN já era nossa conhecida. Para a harmonização, optei por uma comida cheia de sabor e bem picante, para fazer aquele "corte" com o alto teor alcóolico desta ale (cerca de 8,5%).
E assim ficou:

AMORnizando #33
  • CERVEJA: Eisenbahn Strong Golden Ale
  • PRATO: Macarrão Oriental
  • SOBREMESA: Sorvete de Canela


Fotos oficiais :)

Esse macarrão é praticamente uma variação dos yakissobas que encontramos por aí. Leva carne de frango, carne de boi, aipo, pimentões verde e vermelho, amendoim, gergelim, além de curry, shoyo e páprica como temperos. (Já ardeu só de imaginar? Se eu te disser que não estava tão "quente" assim....).
Já a sobremesa foi feita com uma base de leite condensado, um pouco de creme de leite, gordura vegetal hidrogenada e canela em pó.
Nem precisa dizer que comi demais, não é?
Como nos outros desafios, ainda estamos meio sem tempo, vou deixar a avaliação do André para os comentários (um dia ele avalia tudo, ele prometeu!)
Abraços e até o próximo!
                              Renata ;)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

DESAFIO # 32 - CERVEJA LAGER PREMIUM AMSTEL PULSE - Cervejaria Heineken FEMSA

Um almoço pascal! :)
 
Olás!
Esse foi o desafio 32 do AMORnizando. Rolou no domingo de Páscoa.
E como não lembrar que passamos a Quaresma, a Semana Santa e.... nada de PEIXE aqui nos desafios!
Acho que já sabem que André e eu não somos fãs de peixes... Eu até mais, já que adoro uma comida japonesa. Mas o André abomina.
MASSSS....Como foi combinado, a comida da harmonização tem que ser degustada, independente de gostar ou não.. eu mesma estou me descobrindo, já que sou uma pessoa enjoadíssima pra comer.
Quando o André apresentou a cerveja escolhida, logo pensei num bacalhau. Só que eu não gosto nada de bacalhau. O André então... Assim pensei: que tal uma bacalhoada... só que de ATUM???
Podem rir!
Quanto à cerveja, a AMSTEL PULSE é uma lager premium, com aquela questão do lúpulo especial já que a garrafa é transparente. Seu amargor é bem característico. Clara e com teor alcoólico de 4,7%. Eu gosto bastante, só não me adapto ao seu sistema de abertura: engenhoso demais a mistura de lacre com tampinha... sempre entorna!
 
AMORnizando #32:
  • CERVEJA: Amstel Pulse
  • PRATO: "atumlhoada"
  • SOBREMESA: Häagen Dazs - Chocolate Belga
 
Receita simples: batatas, pimentões, ovo e duas latas de atum em pedaços. Reguei bastante com azeite extra virgem e alguns minutos de forno.
Pronto!
Sobremesa: Ganhei esse pote de Haagen Dazs do André. Melhor que qualquer ovo de páscoa.. fala sério! Sem chances pra pensar em outro doce!

Primeiro AMORnizando na casa nova :)
 
E como notaram, estamos de casa nova, né??!!! Ainda sem o espaço certo para o bauzinho. Um dia arrumação termina e tudo se acerta!
Então, é isso!
Espero que tenham gostado e até o próximo!
                                                                Renata ;)

terça-feira, 9 de abril de 2013

DESAFIO # 31 - CERVEJA PILSEN BACKER - Cervejaria Backer

AMORnizando realizado em 24 de março!
 
Olá!
Gente, quanto tempo, hein?! Estou até sem graça!
Acho que muitos de vocês ficaram sabendo que estávamos de mudança. Nas fotos vocês poderão conferir esse episódio (leia-se armário sem copos e taças!). CLARO que a minha "cara de mudança" estava aí. E como certa vez comentaram por aqui, vou poupa-los da minha "cara de empregadinha"!!! rsrsrsrs.
E com toda esta correria, o post também será corrido. Usamos o domingo, dia 24 de março, para fazer o AMORnizando. André trouxe a BACKER PILSEN e optei por fazer uma KAFTA no espeto, usando a grelha elétrica.
E assim ficou:
 AMORnizando # 31:
  • CERVEJA: Backer Pilsen
  • PRATO: Kafta no espeto, acompanhado de arroz branco e vinagrete
  • SOBREMESA: Brigadeiro trufado
 
Quem é essa?


Um detalhe foi que não use pimenta síria para temperar a kafta. É que a minha pequena iria comer também e sei que isso não é lá nada apreciável para os seus 2 aninhos de idade. Assim, usei a pimenta para temperar a vinagrete.
Vou deixar os detalhes da cerveja para os comentários com o André.
E os comentários do André para os comentários... Afinal, já rolaram outros 2 AMORnizando e ainda não os postei!
Corra, Renata, corra...
Até o próximo!
       Renata ;)