Translate!

sábado, 18 de maio de 2013

DESAFIO #38 - CERVEJA ALEMÃ AECHT SCHLENKERLA RAUCHBIER MÄRZEN - Brauerei Heller-Trum

Primeiro desafio com "cerveja defumada" :)



Guten Tag!
Eis que demorou, mas saiu o desafio nº 38 do AMORnizando.
A cada semana a vida mais corrida, mas não podemos deixar nosso tão esperado momento de descontração passar, não é mesmo?
Este desafio rolou ontem, dia 17. Em meio a correria de uma sexta-feira unida ao final da novela das 21hs (ai, sim, eu acompanhei "Salve Jorge").
A eleita da vez foi a alemã Aecht Schlenkerla. Trata-se de uma cerveja escura que, no seu processo de elaboração, o malte é defumado, garantindo assim o aroma e sabor inconfundível. (Corrija aí, Sr. André :)
Reza a lenda que isso ocorreu meio por acaso, com um incêndio em uma cervejaria alemã e que, tendo os maltes ficados contamidaos pela fumaça, o cervejeiro, não dispondo de muitos recursos, acabou o utilizando assim mesmo. E então, o que era uma necessidade, acabou caindo no gosto do público.
A harmonização mais adequada (de combinação), seria então preparar um prato que utilizasse ingredientes que também lembrassem o processo de defumação. Outro tipo de harmonização seria aproveitar também um "corte", que pode ser feito com a utilização de ingredientes picantes para encararem o lúpulo e o malte desta cerveja. A alta fermentação é também característica dessa rauchbier, embora não seja tão alcoólica (5,1%), que deve ser servida não tão gelada (5 a 7ºC). Receita proposta? Uma COSTELINHA COM MOLHO BARBECUE!
Quem encara?
 
AMORnizando #38:
  • CERVEJA: Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
  • PRATO: Costelinhas de porco com molho barbecue e batatas cozidas.
Com esse tempo frio, a receita veio a calhar!
 

A receita segue aqui! Muito fácil.
As batatas, lavei-as e enrolei em papel alumínio. Coloquei nas laterais do forno. Foram assando enquanto a costelinha estava sendo preparada.
Agora, vamos aos comentários: Não é novidade que eu não sou fã de carne, certo? Carne de porco, que vem toda coladinha em ossinhos então... Deusdoceu... Bom, é aquela: DESAFIO! Tem que pesquisar, tem que produzir o prato.... e tem que experimentar! Provei 3 pedaços, o que foi o bastante. Estava bom, mas não agrado mesmo de carne de porco. O molho ficou divino! Aí, pra não perder a harmonização, arrumei um pratinho com provolone pra acompanhar a cerveja.
 
Provolone + batata + barbecue = muito melhor
(na minha humilde opinião!)
 
Curti muito esse desafio. Não pelo prato principal em si, mas porque venci mais um desafio: cozinhar carne de porco!
Aproveitem e façam também!
Abraços e até o próximo,
                              Renata ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário