Translate!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DESAFIO #59 - CERVEJA BELGA TRAPPISTES ROCHEFORT 10 - Cervejaria Abbaye Notre-Dame Saint Remy

A última ceia do AMORnizando :)

 
 
ÚLTIMO DESAFIO DO AMORNIZANDO!!!
Gente, e quem diria... conseguimos, aos trancos e barrancos, levar os nossos desafios por 1 ano!!!! (O primeiro desafio rolou em 03 de outubro do ano passado, lembram?)
E hoje, o post relata esta última harmonização. Para fechar em grande estilo, uma cerveja cheia de tradição e considerada como uma das melhores do planeta: TRAPISTTES ROCHEFORT 10.
Essa linha possui os rótulos homônimos com as variações 6, 8 e a 10. Esta última, considerada a melhor de todas.
Trata-se de uma cerveja trapiste, produzida na Abadia belga de Notre-Dame. Encorpada, cor dourado escuro, complexa e com notas frutada. Uma cerveja divina mesmo, diga-se de passagem. Seu teor alcoólico é bem alto: 11,3%! E deve ser tomada não gelada: entre 13 e 15ºC seria ideal. Calhou bem com o dia mais friozinho que rendeu no nosso último sábado (primaveril, mas com cara de invernal)
E para AMORnizar, escolhi uma carne com um queijo azul: lascas de picanha com gorgonzola. De sobremesa (sim, esta cerveja harmoniza com doces!) optei por fazer um pavê de Nutella. Ai, ai, ai...

AMORnizando #59
  • CERVEJA: Trapppistes Rochefort 10
  • PRATO: lascas de picanha com queijo gorgonzola
  • SOBREMESA: Pavê de Nutella
:) Receitas aqui

E como quando tudo dá certo, nem precisa dizer o quanto comemos, o quanto ficou tudo saboroso e o quanto a harmonização valeu a pena! Fica a dica para você providenciar neste fim de semana...
Abraços e até a próxima temporada (?) do AMORnizando,
Muito obrigada por acompanhar-nos!
                                         Renata ;)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DESAFIO #58 - CERVEJA BELGA RODENBACH - Cervejaria Palm

Uma cerveja muito diferente e um prato bem
comum!


Desafio #58!
Eis que nos deparamos com uma garrafa singular em meio às cervejas que estavam dispostas no supermercado. A princípio, achei que se tratasse mesmo de um vinho colocado na prateleira errada. Tá certo que já conhecemos outras tantas cervejas que são envasadas assim. Mas até o rótulo desta RODENBACH é mais pra um vinho do que uma ale! :)
Sendo assim, esta é uma ale belga bem especial: composta por 3/4 de cerveja jovem e 1/4 de cerveja maturada. Por ser armazenada em barris de carvalho, seu processo de fermentação gera uma bebida agridoce, que lembra vinho, mas sem ser seco como os tintos. É muito diferente. Tenho dificuldades em explicar, como podem notar :) Seu teor alcoólico é de 5,2% e harmoniza com carnes.
Sobre a escolha do prato, levei em consideração as temperaturas atuais: pra variar, o tempo já está todo mudado e no fim de semana que fizemos o AMORnizando, estava um friozinho de 18ºC. Pensei num caldo. Pensei em carne e mandioca (Mandioca = macaxeira, aipim). Resultado? Um prato bem mineiro: VACA ATOLADA!
Ficou assim:

AMORnizando #58:

  • CERVEJA: Rodenbach 1821
  • PRATO: Vaca Atolada
Essa cara de gente gripada... E o detalhe da carne e 
mandioca, super cozidos!


O que preciso confessar é que estava tremendamente gripada no dia desse desafio. Sem conseguir sentir direito o gosto e aroma dos alimentos, acho difícil dizer se estava realmente bom. André gostou bastante, mas eu não consigo dizer se cerveja e prato combinaram legal...
Vou esperar o veredito do André.
Acompanhe esta receita aqui!
Um abraço e até o próximo AMORnizando!
                                  Renata ;)