Translate!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DESAFIO # 12 - CERVEJA DE TRIGO BELGA HOEGAARDEN - Browerij Hoegaarden

A HOEGAARDEN, o prato principal e a sobremesa!
 
 
 
Ois!
E, acreditem ou não, não houve combinação: nosso 12º desafio caiu exatamente no dia 12 do mês 12 do ano 12! Sinistro! rsrsrsrs...
Desta vez, André trouxe uma das coisas mais deliciosas desse mundo: uma várias HOEGAARDENs! Eu simplesmente AMO! Não existe cerveja como essa. Desde que a conheci, nunca mais deixei de tomar. Lembro que, quando fiquei grávida e me abstive do álcool, eu até sonhava com o gosto desta cerveja...
A Hoegaarden é produzida na pequena vila homônima, que fica no Norte da Bélgica. Com a adição de especiarias (uma delas Asiática, muito parecida com o sabor do nosso coentro), a receita tradicional dessa "witbier" é do ano de 1445 e se mantém até os dias de hoje, com um processo de fermentação que continua por algumas semanas na cerveja já engarrafada. Tudo isso lhe confere esse sabor caracterísco, suave e com notas cítricas. Seu teor alcoólico é de 4,9%, tornando essa cerveja de trigo muito gostosa para os dias mais quentes.
A combinação para a harmonização foi então feita (sem consultas!!!) partindo do princípio dessa suavidade toda. Carne branca ou peixe, além de queijos mais frescos seriam possibilidades que casariam... acabei optando por um PEIXE!!! É para desafiar, não é?! rsrsrs...
Já para a sobremesa, algo que também casasse com essas notas cítricas e que pudesse ser degustada juntamente com a cerveja. E como as temperaturas andam elevadas por aqui, um SORVETE seria uma boa pedida...
E então, ficou assim essa harmonização de COMPLEMENTO!:

AMORnização # 12:
  • Prato Principal: SALMÃO ASSADO à la JAMIE OLIVER
  • Sobremesa: SORVETE DE LARANJA

 
E mais uma vez, eu me surpreendendo cozinhando peixe!!! Se bem que esse salmão é o cúmulo da rapidez! Muito tranquilo de ser preparado: é basicamente feito com pimenta e pimentões. Para acompanhar, acrescentei uma batata cozida em água com um punhado de sal grosso, inteira e com a casca limpa. Depois de 15 minutos de forno, retira-se a "pele" do salmão e é só servir. Se ficou bom... isso é com o André!
A sobremesa também é super fácil de fazer. E fica muito refrescante!
Bom, esse foi o desafio nº12!
Agora, é a nota do André!
Abraços e até a próxima!!!!
                                      Renata ;)
 
A cara do André...Ooops! Quase fica
sem a foto no Bauzinho :) Não pode! E que copo
mais lindo, não acham?!
 

13/12 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:

Olá amigos cervejeiros! 12º desafio no dia 12/12/12, pura coincidência, mas valeu pelos números.
A escolha da semana foi a deliciosa Hoegaarden, uma belga de trigo que já nos acompanha há algum tempo. Para acompahar essa deliciosa cerveja, a Renata mais uma vez ousou para nosso paladar, - bom pelo menos para o meu, - salmão. A escolha foi um salmão assado com pimentão, pimenta e alho, acompanhado de uma batata cozida. Tenho que dizer uma coisa: foi a primeira vez na vida que experimentei salmão, sempre tive preconceito por conta da cor. Também pensava que tinha o sabor forte do atum, mas me enganei. Ainda digo que não está entre meus pratos prediletos, mas também posso dizer que de agora em diante não vou recusar uma salmão grelhado ou assado. O segundo comentário vem em relação ao tempero: pelo fato de peixe não ser uma de minhas predileções, sempre acho que peixe tem que ter gosto de limão rsrsrsrsrsrs, ou pelo menos de algum molho, mas tenho que dizer que os acompanhamentos estavam uma delicia. Não disse que não gostei do peixe mas ainda estou me acostumando com o sabor. Dou uma nota oito para o prato principal.
A sobremesa foi uma deliciosa surpresa: um sorvete de laranja, somente um cometário = delicioso e refrescante, - foram dois- , para a sobremesa nota 10.
Bom no final uma média nove, na verdade mais por conta do meu gosto ou falta de gosto pelo paladar do peixe, mas foi um belo jantar.
Um grande abraço e até a próxima,
                                                     André.

Um comentário:

  1. A cozinha ainda tá com cheiro de restaurante japonês! :) Obrigada pelo 9, Amor!!!! Bão demais pra um segundo peixe! ;)

    ResponderExcluir