Translate!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DESAFIO # 3 - CERVEJA STOUT PORTER ST. GALLEN

                         Cerveja Stout Porter da St. Gallen,
                                a harmonização e a sobremesa...
Ois!!
Bom, antes que alguém grite aí "A mesma cerveja?!", deixa eu chamar a atenção: É DIFERENTE DA CERVEJA DO DESAFIO PASSADO!!!!! rsrsrsrsrs. Mas é engarrafada e produzida pela mesma cervejaria, a Sainkt Gallen, de Teresópolis RJ. Desfeito o susto, vamos lá!?
Na terça-feira desta semana, André me apresenta à candidata da vez à AMORnização: uma Stout Porter! Claro que não resisti a perguntar: "Estamos sendo patrocinados por esta cervejaria?! Porque se sim, eu não fiquei sabendo!". Depois da crise de risos ele me explicou que, como estamos entrando na estação mais quente do ano, talvez só teríamos "clima" pra esta harmonização no ano que vem! E nisso tenho que concordar. Aproveitamos esse "restinho de frente fria" que ainda está passando por nossa cidade e que deixou a temperatura mais amena.
          A mesa e a pessoa "decoradas" à Inglesa...
Esta cerveja é uma Stout Porter, de origem inglesa e receita do século XVIII. É escura, encorpada, com notas tostadas de café e chocolate. O termo Porter remete à cerveja bebida nos portos de Londres. Apesar dos seus 8% teor alcoólico, é suave. Alguns a chamam de sweet Stout. Isso aí, quase doce!
Para tal cerveja, a combinação escolhida foi um GOULASH. É uma receita húngara de guisado de carne de vaca temperado com páprica picante. A carne usada foi alcatra e acrescidos legumes (cenoura, batatas e vagem). Um PÃO PRETO pra arrematar o caldo :)!
De sobremesa, para comer acompanhando a cerveja, escolhi fazer um BOLO DE CANECA! Isso mesmo! Uma receita feita no MICROONDAS, com banana caramelada, canela e nozes. Gente, eu garanto que essa foi umas das combinações mais DELICIOSAS que já comi na minha vida! A cerveja com esse bolo combinou MUITO!!! Não sei o que o André vai dizer, mas eu quero essa harmonização pro resto da vida! Hahahahahahaha!
Bom, ficou assim:
          AMORnização # 3: CERVEJA STOUT PORTER ST. GALLEN
  • PRATO: Goulash.
  • SOBREMESA: Bolo de caneca de Banana Caramelada e Nozes.
                   Nós, a Sweet Stout e a AMORnização!
Antes de terminar, segredos a serem revelados: 1) Usei a panela de pressão pra fazer o guisado. A receita tradicional é feita em panela típica e o cozimento leva em média 40 minutos! Normalmente eu tenho pouco tempo pra preparar estas harmonizações... Ao menos eu usei a panela sozinha dessa vez, né, André? Sim, eu tenho MEDO de panelas de pressão! Podem rir. 2) Quando fui fazer os bolinhos de caneca, acabei usando uma xícara pequena pra suportar a quantidade da massa. Resultado: TRANSBORDOU!!!! Por isso a xícara está meio "suja" na apresentação. Mas ficou tão gostoso... eu juro!
É isso!
Abraços e até semana que vem!!!!!

17/10 - Com a palavra, ANDRÉ:

Olá amigos, mais uma AMORnização. Uma deliciosa STOUT PORTER, uma cerveja típica da Inglaterra, mais encorpada, mesmo assim bem suave. Dessa vez a Renata escolheu um prato húngaro, que ela fez na panela de pressão – ta ficando corajosa, mulher.
O prato bem picante, um bom guisado, pode aparentar, mas não é um pato pesado para a noite, o sabor adocicado da cerveja fez um excelente contraste com o sabor do guisado, virei fã de páprica. Como ela mesma já disse, ele não foi feito da maneira tradicional, mas isso também é pedir demais, tenho que falar: ficou uma delicia! (Estou até pensando em deixar a cozinha nas suas mãos, meu mozão! O que você acha, amor? rsrsrs.)
Ontem à tarde, Renata chegou com as compras para preparar a harmonização, olhei e vi uma caixinha de cacau em pó. Logo pensei: chocolate para a sobremesa de novo.....assim não vale... Me estrepei! Me enganou, hum?! O bolinho de caneca feito com banana, canela e nozes ficou uma delicia, nem parecia que tinha cacau. E como a Renata, também vou confessar: nunca pensei que uma cerveja fosse ficar gostosa com doce, mas ficou uma combinação deliciosa.
Finalizando, mais uma vez ficou uma delicia. Pensar em toda a diversão de antes do jantar, agora na segunda-feira já fico pensando em como vai ser na quarta-feira, bem ansioso.
Sugiro que a Renata coloque as receitas aqui. Assim todos poderão tentar as receitas em casa também.
Um grande abraço, André.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário