Translate!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DESAFIO # 4 - CERVEJA LAGER 1795

                                                1795 - Original Czech Lager e a AMORnização.
Olás!
Gente, eu fico numa ansiedade só, a semana toda, esperando pelo desafio de quarta! :)
Na terça à noite, o André me apresentou à cerveja desse DESAFIO nº4, uma especialidade que já faziam alguns meses que não apreciávamos: a 1795 - ORIGINAL CZECH LAGER. Ela até mudou o rótulo desde a última vez que tomamos!
Responsabilidade demais para uma harmonização com essa cerveja de receita do mesmo ano do nome. Produzida na República Tcheca, em Ceské Budejovice, o toque especial fica por conta da água: retirada de um poço artesiano a 274 metros! (Informações do rótulo da garrafa!).
A 1795 é uma cerveja do tipo LAGER, clara (puro malte) e de baixa fermetação. Teor alcoólico 4,7%. Vinda em uma garrafa de 500ml, combina com quase todo tipo de comida, mas mais perfeitamente com refeições leves, incluindo frutos do mar e peixes.
PEIXES???
Pessoas: eu não gosto de peixe. Eu odeio frutos do mar. Mas adoro sushi e sashimi (vai entender! rsrsrsrs!). E agora? O André também não é fã de peixe. Mas, desafio é desafio, né? Eu nunca tinha limpado, preparado ou tão pouco cozinhado um peixe na minha vida...Vamos lá...

                             Nós e a Amornização nº 4


A receita escolhida foi de um PEIXE EMPANADO COM CERVEJA. [ Sim, a cerveja vai na massinha]. Você pode ver a receita clicando aqui. Para acompanhar, BATATAS cozidas e fritas na manteiga e TOMATE picadinho, temperado com pimenta do reino, sal, manjericão, molho de alho e azeite. Fácil assim, e uma delícia!
AMORnização # 4:


Não sei como andam de geografia, mas o território da República Tcheca não possui saída pro mar. Logo, a pesca não é seu forte... e assim, peixe não seria uma harmonização muito inteligente (penso eu). Mas como a cerveja combina, não é? Sendo assim, resolvi fazer uma sobremesa bem típica: KOLACHES! São um dos muitos doces típicos do país. (clique para saber a receita). O cheiro deles assando no forno encheu a casa de nostalgia: o mesmo cheiro dos biscoitinhos de nata que a minha mãe fazia na nossa infância :')...


                                    A Cozinheira se achando,
                          o prato e a Sobremesa (KOLACHES).
Até que eu gostei do peixe, viu? Me sentindo a poucos metros do litoral enquanto saboreava! rsrsrs. O docinho também ficou uma delícia! E como sempre, nos divertimos muito!
É isso então!
Abraços e até a semana que vem!
Renata

25/10 - Com a Palavra, ANDRÉ:

          Peixe?????????????? Meu Deus. Juro que foi esse meu primeiro pensamento ontem, quando a Renata chegou em casa com os ingredientes para o prato do desafio nº 4. A única vez que tinha visto a Renata comer peixe na vida foi em Paraty no ano de 2008 - fora as comidas japonesas é claro – e de repente chega ela com peixe para fazer a noite.....como assim?
         O susto foi tão grande que até mesmo esqueci de falar oi com todo mundo.
          Olá sejam bem vindos a mais um desafio do nosso AMORnizando. Bom passado o susto, Paola foi dormir e a curiosidade tomava conta, mas uma coisa boa cheirava pela casa: o cheirinho da sobremesa, aquela lembrança dos biscoitinhos de nata ou daqueles biscoitinhos cobertos de açúcar cristal e goiabada.....hummmmmm.
           Mas vamos ao prato principal. Estava eu esperando na sala arrumando alguns vídeos da Paola quando a Renata me chama e diz esta pronto, chego eu na cozinha e vejo um “fish and chips”, depois do cheirinho de praia na cozinha, veio uma outra lembrança, essa não tão distante, daquela porção de peixinho frito na praia, a famosa isca de peixe! Surpresas e sustos deixados de lado, essa última noite pareceu uma noite na praia: cerveja gelada, um peixe empanado com batatinha na manteiga e uma salada de tomates... ficou tudo de bom. Essa cerveja a 1795 uma LAGER (que se pronuncia LAGUER) não pede sobremesa, mas a lembrança olfativa e saborosa do passado valeram muito a pena.
          Para não parecer que só fico aqui elogiando minha amada, tenho que dizer que o peixe poderia estar um pouco mais temperado, fato que é amenizado pelo fato de ser a primeira vez que ela fez peixe na vida. Só por essa coragem e também pela qualidade do prato ela merece uma nota 9,5.
          Um grande abraço a todos e ansioso pela semana que vem,
            André.


Nenhum comentário:

Postar um comentário