Translate!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DESAFIO # 22 - CERVEJA PILSNER KÖNIG - König Brauerei

A alemã da vez e as empanadas (salgada e doce)


Olá!
E vamos ao 22º desafio do AMORnizando!
Por aqui, continuamos no verão. Mesmo que os 22ºC que faziam na noite anterior insistissem em provar o contrário... São as loucuras do clima Juiz-forano...
A princípio, teríamos um compromisso nessa quarta à noite e iriamos fazer o AMORnizando na noite de quinta-feira. Mas como tudo foi cancelado em cima da hora, nosso desafio também foi "arranjado" às pressas!
Na correria, eu acabei fazendo uma supresa pro André (olha só!) e trazendo a alemã KÖNIG PILSNER para este desafio! Não era a minha intenção uma pilsen, mas acabei escolhendo pela falta de opções! E acabei fazendo uma harmonização de "cabeça", na hora mesmo em que me encontrava nos corredores do mercado (Ah! Tudo corrido, já que a filhota, a cachorrinha e o maridão estavam no carro, esperando no estacionamento! rsrsrsrs... Vou me gabar: tô mesmo ficando boa nisso!).
A KONIG é uma cerveja clara, bem lupulada, o que confere um amargor característico ("cerveja de macho"- já disse isso antes com outra cerveja?!). Com 4,9% de teor alcoólico, deve ser servida mais gelada (0,4ºC). E lendo o rótulo no supermecado, corri até os embutidos e trouxe um salame hamburguês.
Em casa, optei por fazer uma EMPANADA CHILENA. Trata-se de uma massa à base de farinha de trigo, margarina e água morna. E MUITO braço pra conseguir sovar a massa e depois a odisseia de abrí-la. - Nem precisa malhar os braços depois de fazê-la!- O recheio fiz com salame picadinho e queijo gouda, que é mais firme que a muçarela e não correria o risco de fazer a empanada "estourar" no forno e vazar pelo tabuleiro. Massa fechada, pincelei com uma gema e polvilhei gergelim.
E como já estava com a mão na massa, literalmente, optei pela sobremesa com a EMPANADA de MAÇÃ, só trocando o recheio! Uma maçã descascada e picada, cozida por uns 5 minutos com meia xícara de açúcar e uma colher de manteiga. Evitei de colocar a calda quando rechear a empanada para não correr o risco do "estouro", como ocorre com o queijo derretido. Canela e açúcar para polvilhar.
E assim temos o resultado:

AMORnizando # 22:

  • CERVEJA: König Pilsner
  • PRATO PRINCIPAL: Empanadas Chilenas de salame hamburguês e queijo gouda
  • SOBREMESA: Empanada de maçã e canela
A empanada salgada, com salame e queijo
e a empanada doce, de maçã com canela.
 
 
 Eu adorei! É um prato ótimo pros amantes de massas.
Agora, é com o André!
Abraços e até o próximo AMORnizando,
          Renata ;)


A pessoa ainda de avental e André avaliando.
Talheres? Pra quê? rsrsrsrs...

31/01/13 - COM A PALAVRA, ANDRÉ:

E aí pessoal, como estão todos, sejam bem vindos ao nosso AMORnizando, desafio de número 22. Como a Rê já disse lá em cima, não iria acontecer nosso desafio nessa quarta, mas como as coisas mudam, nós ficamos com a quarta mesmo, mas dessa vez fugimos um pouco do usual: a Renata escolheu a cerveja e também o prato, só fiquei sabendo o que ia comer e beber na hora.
Foi uma viagem, - ou orgia gastronômica, como brincamos! - tomamos uma cerveja alemã, com sabor bem característico já que ela é bem lupulada (para quem não sabe é o lúpulo que dá o amargor a cerveja), e para acompanhar a cerveja, a Renata foi para o Chile e assim comemos EMPANADAS. Devo dizer de ante mão aqui que eu amo massas. Na verdade eu amo coisas "massudas", e também amo salaminho, queijo naturalamente é um excelente acompanhamento para o salaminho. Depois ainda comemos uma empanada doce, recheada com maçãs, como diriamos aqui em Minas "tudibom". Esse vale uma nota 10.
Sem mais.
Obrigado por nos acompanharem e até a semana que vem,
Grande abraço a todos,
                                André. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário