Translate!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DESAFIO # 5 - CERVEJA PILSEN ORIGINAL ANTACTICA

                            ORIGINAL ANTARCTICA,
                                      tira-gostos e a sobremesa. Inusitado!


Oi!
Tenho que começar concordando com aquela máxima: "parece fácil, mas.. não é."
Na terça-feira, quando o André me apresentou a cerveja pra esta AMORnização, pensei de cara: enlouqueceu!
Sim!
Estávamos vindo de DESAFIOS cheios de cervejas importadas, complexas e/ou encorpadas. E de repente, ESSA???
Passei a noite de terça pra quarta assim. Na minha cabeça, vinham pensamentos do tipo: "Vou dar aquela sacaneada, vai ter fígado com jiló". Rsrsrsrs...  Perdoe quem gosta! Principalmente nossos amigos belo-horizontinos assíduos do Mercado Municipal... MAS é INTRAGÁVEL!
Ontem, já estava até arrependida do que andei pensando. Gente, eu GOSTO de ANTARCTICA!!! A Original está no nível da Bohemia... Que preconceituosa. E tem mais: por aqui em Juiz de Fora, está MUITO quente. Calor quase anormal pra essa época. Nada melhor que uma cerveja leve, pra tomar BEM GELADA! (Entenda-se exatos - 0,4ºC ).
A ORIGINAL é uma pilsen de teor alcoolico 5%. De receita do alemão Henrique Thielen do ano de 1906, foi comprada pela Cia. Antárctica Paulista em 1943. Hoje, é mais uma das variedade da AMBEV. Mas a receita e o próprio rótulo foram mantidos em sua garrafa de 600ml.
Combina com quase todo tipo de comida!
E assim, juntando ao calor que mencionei anteriormente, a minha ideia foi de deixar "à vontade", como se fosse um boteco mesmo. Aí... COMIDA DE BUTECO!
A harmonização ficou assim:

AMORnização nº 5:
  • PRATO: Tira-gostos variados: amendoim extra-picante; ovos de codorna; filé acebolado e pão de sal.
  • SOBREMESA: Mousse de frutas vermelhas.
 
                André fazendo cena.
Coloquei essa foto pq algo me diz: ele vai me zuar...
 
 
Bom, não seria nada justo esconder o ocorrido: teríamos uma polenta frita. Fiz tudo direitinho, mas na hora de fritar... ficou uma meleca! Deu tudo errado e tive que, às pressas, fatiar uns pãezinhos de sal pra acompanhar. Terrível. Estou chateada até agora... [ sentindo que vem nota zero por aí.....].
Mas voltando ao que valeu: como ontem foi noite de Halloween, aproveitei pra dar um toque na decor.
Saldo final: a cerveja é boa. Estava na temperatura que considero ideial (embora no calooor que fazia, como já disse, tudo parece não estar gelado à altura!) E cerveja muito gelada, já sabem, né? Inibem o paladar! Portanto... apreciem com temperatura ideial!
Os "tira-gosto" também estavam contrastando/ combinando com a cerveja. E a ideia da sobremesa foi de refrescar mesmo, já que essa cerveja não combina com doce!
É isso.
Espero que tenham gostado. E entendam quando eu disse: parecia que seria a harmonização mais fácil de fazer, mas no final....
E que venha a nota, Sr. André!
Abraços a todos!

Renata ;)


Nós e a decoração. Happy Halloween!
 
 

01/11- COM A PALAVRA, ANDRÉ:

 
          Olá amigos cervejeiros e amigas cervejeiras!
           Temos que deixar isso bem claro, porque outro dia mesmo apareceu no facebook: "quem acha que mulheres e butecos não combinam, não entende nem de um nem de outro".
           Agora vamos falar do desfio nº 5. A cerveja escolhida foi a Original da Antarctica, tenho que explicar minha escolha... Primeiro, que entre as cervejas mais comuns, quero dizer das marcas que mais são vendidas nos bares e mercados, essa é uma das que considero mais saborosa ao lado da Bohemia (na minha opinião). Segundo, é que gostaria de mostrar que uma harmonização pode ser feita com qualquer cerveja que nós gostamos! Independente de preços. E por último, é que sempre vou exigir ao máximo da criatividade da Renata. rsrsrsrs.
          A escolha da Renata pra AMORnização foi acertada. Realmente ontem à noite, me senti em um buteco: amendoim, ovos de codorna com alho torradinho e molho rose e ainda um filé acebolado com pãozinho (só de falar aqui já estou ficando com água na boca). Nota chata de hoje: a polenta frita não deu certo. Mas também nós dois já sabíamos que mais cedo ou mais tarde isso poderia acontecer. Todo mundo que mexe com cozinha sabe que às vezes um prato não dá certo. Fazer o que, né?
          A sobremesa ficou muito gostosa. Tanto que comemos de novo hoje depois do almoço: um mousse de frutas vermelhas, com uma geléia de amoras. [Fala amorzão: comenta sobre as sementes rsrsrsrsrsrs].
          Bom, tenho que ser justo com a avaliação: como o prato original não foi feito, tenho que tirar uma notinha, então vamos fechar com uma nota sete, pois a variedade estava legal, tudo foi bem feito e a cerveja estava bem gelada. Pena que era uma quarta a noite e eram poucas cervejas.......
       Amigos e amigas apaixonados por cerveja, um grande abraço e até a próxima semana,
André.

 


Um comentário:

  1. Ahahahaha! As sementes da amora! Eu não consigo comer, gente! São minúsculas, mas eu "cuspo" todas! É feio fazer isso... mas não dá! kkkkkkk!

    ResponderExcluir