Translate!

sábado, 24 de novembro de 2012

DESAFIO # 10 - CERVEJA BOCK THEREZÓPOLIS RUBINE - Cervejaria St. Gallen

 
              A eleita da noite, o prato principal e a
                          sobremesa quaaaase perfeita...

Olá, Gentes!
Décimo desafio do AMORnizando!
Chegou rápido!
Não sei se já falamos aqui, mas eu e André somos professores (e eu ainda micro empresária). E como esperávamos, fim de ano é uma "coisa" de correria em escolas e com eventos. Então, não tivemos tempo de fazer a AMORnização na quarta-feira. Desculpem-nos esse "adiamento",  mas já aviso que poderá acontecer outras vezes...
Bom, mas vamos ao desafio!
Quinta-feira à tarde fiquei sabendo que a THEREZÓPOLIS RUBINE, da cervejaria Sainkt Gallen, seria a eleita para a harmonização. Trata-se de uma autêntica BOCK, vermelha intensa, com teor alcoólico de 6,5% e notas tostadas lembrando um café caramelado (não é nada doce!!!! Lembrando!) Aliás, o lúpulo e o processo de maturação dessa cerveja a deixam com um amargor bem característico (costumo brincar que cervejas muito lupuladas são "cervejas de homem". #preconceitobobo!). Mas é.
E com a correria já explicada anteriormente, acho que o André foi bonzinho e nem me disse que tipo de harmonização eu teria que fazer. Então, podendo escolher, optei por um prato com o intuito de complementar as qualidades de ambos, ou seja, harmonização por COMPLEMENTO. A pedida foi o FRANGO XADREZ acompanhado de ARROZ BRANCO com SALSINHA DESIDRATADA. Para a sobremesa, um doce que pudesse conversar com com a cerveja. Optei então pelo CRÉMEE BRULÈE.

AMORnização # 10:
  • PRATO: Frango Xadrez com arroz branco e salsinha desidratados
  • SOBREMESA: Créme Brulèe
                  A pessoa, a AMORnização e André :)
 
 
Continuando a justificativa do cardápio: o frango xadrez é um prato de origem oriental muito trabalhado com condimentos. A pimenta gera um contraponto com o lúpulo da cerveja, ao mesmo tempo que os pimentões, o cogumelo e o amendoim fritos no shoyo, ficam levemente doces. Acrescidos ao frango levemente temperado com curry e páprica, dão uma combinação (complemento) aos elementos tantos da cerveja quanto da receita. Ou seja, todos têm sua participação! Todo mundo aparece!
Já a sobremesa, um creme francês à base de creme de leite, ovos e baunilha, com a consistência do pudim e a camada de açúcar queimado, dão a cada gole na cerveja a vontade de outra colerada, já que o CORTE proporcionado pelo lúpulo, enobrece o sabor do doce.
Bom, não posso deixar de dizer que a camada caramelada eu deixei a desejar, não é? Na verdade, segui a receita, e o lance da colher esquentada no fogão e usada pra queimar o açucar não deu certo (Alô panelinha.ig.com.br...). #fail...
No mais, estava tudo bem gostoso! Me admirei por comer com vontade pimentão. Eu não gosto de pimentões.
Agora, é com o André!
Abraços, até semana que vem!

                                          Renata ;)

24/11 - Com a palavra, ANDRÉ:


            Olá amigos que nos acompanham no AMORnizando!
             Essa semana não foi possível manter o dia tradicional de nosso desafio, mas não deixamos de fazer nosso encontro semanal com uma boa cerveja e um belo prato preparado pela Renata. Com o adiamento da semana tive tempo de apresentar com antecedência a cerveja para a Renata.
Acho que esse comentário esta se tornando comum, mas tenho que repetir,  a Renata tem se superado: dessa vez comendo pimentão.... Remetendo a um seriado que gostamos muito “Pimentão?” #Todomundoodeiaochris. E só nós entendemos. rsrsrsrsrs.
A cerveja escolhida da semana foi a Rubine da Therezópolis. Uma cerveja do tipo Bock. Aí muitas pessoas podem pensar o seguinte, “mas a Bock não é uma cerveja para dias frios?”, com certeza, mas esse tempo me enganou, como estava fazendo um friozinho gostoso durante as últimas noites pensei em levar uma cerveja para dias frios. Me dei mal, essa noite fez calor, mesmo assim continua o desafio.
           Essa noite foi uma verdadeira viagem gastronômica: uma cerveja com maltes vindos de Munich e Viena, um prato típico da culinária chinesa e uma sobremesa francesa. Uma mistura pouco provável, mas que posso afirmar: ficou deliciosa. O prato principal, com uma deliciosa mistura de temperos que valorizaram o sabor da cerveja. Todos os sabores foram sentidos, sem que nenhum elemento atrapalhasse o outro. A sobremesa surpreendentemente ficou uma delicia com a cerveja, o créme brulèe evidenciou os sabores fortes da cerveja.
           Ficou tudo ótimo, amor. Essa semana você ganha um 10, meus parabéns.
             Uma boa semana a todos e até a próxima.   

Um comentário: