Translate!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DESAFIO # 6 - "86" ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER



Olás!!!
Mais um desafio!
Dessa vez, fortes emoções, já que eu recebi a cerveja pro desafio às 12hs e deveria apresentar a harmonização às 21hs, aproximadamente! E detalhe: eu ainda tive que bolar a harmonização às pressas, já que trabalho à tarde e só chego às 18hs em casa! rsrsrs.
Partindo dessa situação, acabei optando por receitas mais simples e que tomariam menos tempo para serem feitas.
E além disso, hoje tem NOVIDADE: Tipo de Harmonização. Já explico....
Bom, a cerveja escolhida desta vez pelo André foi a 8.6 ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER, da cervejaria holandesa BAVARIA BREWERY de Lieshout. Vem em uma lata poderosa de 500ml.
Adoro esta importada. Gostamos tanto que achei a lata de uma, guardada em meio aos copos! [lata vazia!]
Trata-se de uma cerveja clara de malte, de teor alcoólico 7.9%. !  De cor dourada e sabor marcante. O teor alcóolico assusta um pouco, mas não confunda com amargor! É possível sentir até algumas notas frutadas [bem bem no fundo mesmo!] Mas não lembra Whisky como uma tal MAXIMATOR [outra cerveja conterrânea desta, um dia falaremos dela!]
E como combinamos, a partir de hoje, a NOVIDADE: escolhi preparar uma AMORnização de estilo CORTE. O que é isso? Bem, é um dos 3 tipos de preparo da HARMONIZAÇÃO: pode ser de corte, complemento ou contraste. [veja mais explicações aqui!]. E nesse caso, o CORTE é quando escolhe-se que um dos ingredientes da receita simplesmente seja "quebrado" por um ingrediente da cerveja. Ou vice-versa! Para tal, a escolha do prato foi uma OMELETE DE QUEIJO CHEDDAR COM BACON. A fritura levaria essa "quebrada" do alto teor de álcool da 8.6. E ainda aproveitando essa harmonização de corte, para sobremesa escolhi um cheesecake de damasco. Carregado em lipídios, como vocês podem notar, rsrsrs. Mas delicioso!!!!

AMORnização # 6:

  • PRATO: Omelete de queijo cheddar com bacon
  • SOBREMESA: Cheesecake de Damasco             veja as receitas aqui
                                                                                  Eu, a 8.6 e a Omelete!
     
             A omelete não parece tão fofa na foto pois, do momento que se leva da frigideira, até o prato e finalmente tirar a foto, ela já "murchou" um pouco. :( O toque "delicia" ficou por conta das cebolas fritas no shoyo, jogadas sobre o cheddar.
            Como vocês puderam observar, acabei não servindo a cerveja na taça tulipa apropriada. Na verdade, estou "em falta" com ela. Achei que esse copo estaria à altura de uma cerveja robusta.(Ela vem na lata, que eu até poderia ter servido pois lembra bem esse formato do copo, não concordam?!).
Já a sobremesa, a escolha do cheesecake foi justamente para continuar no processo de "quebra" na harmonização do tipo CORTE. A grande quantidade de derivados de leite na receita acabam por ressaltar o que havia dito antes, sobre a gordura X álcool. Confesso também que pequei um pouco na apresentação, já que ficaria mais bonitinho se tivesse desenformado o bolo. Mas me dêem crédito: eu tive 3hs somente para preparar e gelar isso tudo ;)

Bom, então é isso!
Espero que tenham gostado e animado para experimentar estas delicias!
Abraços!

                     Renata ;)

NOTA da Autora= Para as meninas de plantão, sessão salão de beleza: todas nós que adicionamos tinta no cabelo, rsrsrs... sabemos que os tons 8.0 são loiros claro, não é mesmo? Achei engraçado pois essa cerveja é  8.6, algo como loiro claro (8), reflexos vermelho (.6). Exatamente as tonalidades que venho usando nas pontas californianas do meu cabelo! Acho que minhas conversas andam ficando no subconsciente do André, rsrsrsrsrs.... Ou é uma bela coincidência, não?


08/11 - Com a palavra, ANDRÉ:


               Olá amigos cervejeiros, esse foi o nosso 6º desafio e, como a Renata mesmo disse, dessa vez coloquei ela em uma situação bem complicada: ela só ficou sabendo qual seria a cerveja poucas horas antes da harmonização. Isso foi devido a compromissos profissionais que surgiram de última hora, não deu tempo de comprar a cerveja antes. Mas tenho que dizer que ela se saiu muito bem, mesmo com o tempo limitado.
               Essa semana tenho que dizer que fiquei em dúvida sobre qual cerveja iria levar, pouco antes de sair do mercado haviam três diferentes cervejas no carrinho do supermercado, mas como já tinha algum tempo que não tomávamos uma holandesa, acabei escolhendo a 8.6 ORIGINAL SPECIAL BLOND BEER. [ Então, Amor, sinto dizer, mas a escolha não teve relação com seu cabelo rsrsrsrsrs. ]
              Vamos falar da harmonização preparada pela Renata. Bom ,não temos em casa o copo ideal para esse tipo de cerveja, como a Renata mesma disse poderia ter sido servida na lata, mas assim não veríamos a cor da cerveja... Não é legal para sentir o aroma, então o copo utilizado foi a melhor escolha. O prato ficou muito bem montado, ficou bonito a omelete com o queijo e as cebolas por cima, as fatias de bacon generosas por cima deram o toque ideal. A sobremesa com damasco, fiquei apreensivo, pois não gosto de damasco, mas dentro do contexto do doce ficou bem gostoso. Cheesecake que foi servido em porções generosas: o restante do seu ainda te espera na geladeira hein, Amor......
                A harmonização de corte ficou legal, apesar do teor alcoólico da cerveja, fomos dormir bem! Objetivo foi alcançado, dessa maneira vai aí uma nota 9,5.
             Amigos e amigas apreciadores de cerveja, um grande abraço e até o próximo desafio.  
                                                                                                                                                               André.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário