Translate!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DESAFIO # 8 - CERVEJA LAGER STELLA ARTOIS - Anheuser-InBev

 
                                                       Stella, o prato principal e a sobremesa ;p


Ois!
E pra puxar assunto, nada melhor que falar do tempo, hein? Que frio é esse? Enquanto fazíamos a AMORnização ontem a noite, os termômetros daqui de casa marcavam 18ºC! Adoro frio, mas no inverno e com uma harmonização mais adequada, rsrsrssrs...
Antes de falar direto do assunto, tenho que ressaltar a correria que foi esta semana! Com o feriado de hoje, só restaram 3 dias úteis pra ajeitar tudo. Resultado? Fiquei sabendo às 13hs qual seria a cerveja pra harmonização das 21hs! Que beleza!!!!!
A cada desafio, desconfio mais que o André anda "confiando" na minha capacidade de improviso! rsrsrsrs. Estou brincando! Estamos enrolados com um monte de coisas, não posso colocar a culpa só nele! Entendo o atraso, tá Amor?!
Bom, a escolha da STELLA ARTOIS me deixou satisfeita. O pecado foi que a temperatura foi caindo no decorrer do dia, e não aproveitamos bem esta cerveja que precisa ser servida a 0,4ºC!!! Com teor alcoólico de 5,0%, é uma premium lager, clara - brilhante, eu diria -, sabor agudo e aroma característico (digo sempre que podem passar um copo de Stella Artois perto do meu nariz que, com os olhos vendados e saberei!).
Produzida com a mesma receita belga de 1366 (!) Utiliza o melhor lúpulo do mundo ( e também o mais caro - Saazner da Republica Tcheca), e cevada importada, além da levedura cuidadosamente cultivada e estudada pelos laboratórios da Univesidade de Leuven (já viram esse nome no rótulo?) [Fonte das informações: brejas.com].
Passei a tarde com um olho no trabalho e outro na ideia pra AMORnização. Queria fazer um prato belga, pra acompanhar a ideia, mas mexilhões não são o meu forte (nem pra fazer, muito menos pra comer...). E batatas fritas belga me pareceram muito óbvio. Opção: HARMONIZAÇÃO DE CONTRASTE: usaria um queijo fresco, que combina bem com cervejas claras e leves, e uma "apimentada" no restante da ideia. A sobremesa, que não combina com este tipo de cerveja, seria dando continuidade a este sentido.
Ficou assim:

AMORnização # 8: [CONTRASTE]
  • PRATO: Pastéis de frango levemente defumado com ricota apimentada
  • SOBREMESA: Bolo de especiarias com creme de doce de leite
 
 
Chefs de plantão: Não me matem sobre o que vou dizer, mas: não têm receitas! rsrsrsrs. Gente, tudo muito simples: fiz de cabeça! A massa de pastel é a industrializada. O recheio é frango temperado com cebola e alho, cozido, desfiado, acrescido à ricota, pimenta do reino, sal, salsinha desidratada e creme de leite pra "dar liga". Já o bolo é a receita tradicional de bolo simples com (preparem-se!) café solúvel, canela, e pitadas de pimenta do reino e pimenta síria. Ao creme de leite é acrescido cacau em pó com açucar e uma colherinha de creme de avelã (vulgo nutella).
Se deu certo? Perguntem ao André. Eu gostei! rsrsrsrs...
 
Pessoas felizes com a AMORnização ;)
 
Então, é isso!
Espero que tenham gostado desse desafio!
Abraços e até mais,
                         Renata
 
 

15/11 - Com a palavra, ANDRÉ:



Olá amigos apaixonados pela cerveja...
Vamos falar de mais um desafio do nosso delicioso AMORnizando, o desafio de número 8. Nesse desafio comprei a deliciosa Stella Artois, uma cerveja belga que agrada muito o nosso paladar, [não é amor?] Também é uma cerveja que já não tomávamos há algum tempo, além disso tenho que reconhecer uma coisa: essa semana realmente ficamos um tanto enroladas e somente tive tempo de comprar a cerveja em cima da hora, [Amore, sua criatividade está maravilhosa...].
Infelizmente, não escolhi a cerveja adequada para à temperatura de ontem, que pedia uma cerveja mais encorpada, escura....bom... fazer o que? Mas Renata fez uma harmonização deliciosa. Já que comecei a falar sobre isso vamos terminar: ela escolheu pastéis recheados com ricota e frango defumado, com tempero levemente apimentado. Devo ressaltar que os pastéis estavam generosamente recheados - não sei se nas fotos isso ficou claro-. Como ela mesma já disse, foi uma harmonização de contraste: uma cerveja de sabor forte com um queijo de sabor suave no recheio do pastel. Sem mais comentários.
Essa cerveja não pede uma sobremesa, mas como faz parte do desafio, de novo a Renata teve de usar sua criatividade, fez um bolo de especiarias, que contava em seus ingredientes com café, pimenta do reino e pimenta síria. Improvável? Sim, ... Mas também muito gostoso. Ainda mais com o creme de doce de leite. Mas faço uma observação: fala a verdade Amor, o que você usou foi nuttela?
            Bom, para finalizar vamos falar da nota. Sei que de novo deixei pouco tempo para ela decidir o prato, mas a nota vai baseada na criatividade e na qualidade dos pratos e por isso ela merece de novo um 9,5. Podem achar maldade não vir um 10, mas essa nota ainda estou guardando para o inacreditável rsrsrsrsrsrs, [Amor ele ainda vai vir].
             Obrigado por nos acompanharem em mais um AMORnizando.
              Até a próxima.    
                                      André

Um comentário:

  1. Confessando: não era nutella não... Temos uma filhinha e, num último anivesário que a levamos, ela ganhou aqueles saquinhos surpresa, sabem? Vieram 2 potinhos de "Nucita", já ouviram falar? É uma versão pobre da Nutella. Então, descupem minha pobreza... mas fui sincera... ;)

    ResponderExcluir