Translate!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

DESAFIO #40 - CERVEJA ESCURA CARACU - Cervejaria Anheuser-InBev

05/06 -  Dia da Cerveja Brasileira!


Oiê!
Desafio de # 40 do AMORnizando chega em ritmo de homenagem: Hoje é o dia da Cerveja Brasileira!
A data foi escolhida pelo grupo de Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), para homenagear o cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffler, que morreu em 2011 e dedicou boa parte da vida à produção da loira gelada. Este é o segundo ano com a data dedicada.
Enquanto isso, por aqui em JF City, nossos termômetros continuam marcando temperaturas mais baixar (em relação a esse clima tropical!) e assim, continuamos com nossas investidas em cervejas escuras e encorpadas!
Desta vez, escolhemos a CARACU.
Primeiramente, você, amigo do Brasil, tire da sua cabeça a idéia de que esta é uma cerveja doce. Ou mesmo que é uma cerveja para mulher grávida ou lactantes (sim, já ouvi muito isso!). Este é um bom exemplar de cerveja escura, - uma stout se assim pudermos chamar, - das mais tradicionais dentre as cervejas brasileiras. Produzida no Brasil a partir de 1890, de nome inspirado numa das raças de touros espanhóis dos mais fortes, a Caracu deriva de maltes torrados e não é filtrada. O que isso influi? Um sabor especial e uma quantidade maior de proteínas, o que a torna uma cerveja mais nutritiva, digamos assim. (Talvez daí a ideia de que é uma cerveja boa para mulheres que amamentam!)
Com teor alcoólico de 4 %, deve ser bebida menos gelada que as tradicionais cervejas claras e combina com pratos mais condimentados.
E lá fomos escolher a harmonização: para o prato principal, FEIJÃO TROPEIRO. Casando uma sobremesa, escolhemos um CAJUZINHO DE COLHER.
 
AMORnizando #40:
  • CERVEJA: Caracu
  • PRATO: Feijão Tropeiro (acompanhado de arroz branco e couve refogada)
  • SOBREMESA: Cajuzinho de colher

Uma harmonização brasileiríssima!

AQUI as receitas!
E mais uma vez, lá fui eu experimentar o que nao me agrada... Não adianta torcer o nariz pra esses pratos cheios de carne... É um desafio, nao é mesmo? Comi um pouco do feijão tropeiro. Estava realmente bom, e ficou muito gostosa a harmonização com a cerveja. Aproveitei mesmo foi da sobremesa,  já que nao comi tanto do prato principal. Sim, esta stout casou bem com o doce de amendoim e chocolate! Vou incluir mais vezes a Caracu nos próximos pratos de inverno mais triviais.
Aprovada!
Espero que ano que vem você também não deixe de lembrar do Dia da Cerveja Brasileira!
Abraços e até o próximo desafio,
              Renata ;)
 
P.S.: Sei que estão notando a falta do André por aqui. Ele está fazendo os comentários e em breve vai atualizar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário